Que o Botafogo precisa dar uma guinada na tabela para respirar mais aliviado quanto à zona do rebaixamento, que hoje está distante por apenas quatro pontos, o torcedor está mais do que ciente. Contudo, pesa a favor de Zé Ricardo o fato de o time viver uma fase artilheira, o primeiro passo para as vitórias, evidentemente.
Se for à rede contra o Ceará, nesta segunda-feira, pela 29ª rodada do Brasileiro, o Botafogo repete a melhor sequência da equipe na temporada, quando foi campeã estadual, em abril, ao ir à rede por sete jogos consecutivos.
O período de alegrias nasceu com a, de certa maneira, surpreendente vitória diante do Flamengo, por 1 a 0, quando os rivais jogavam por um empate, pela semifinal do Carioca. Já na final, o Alvinegro perdeu na ida em casa, para o Vasco (2 a 3), mas o salvador gol de Carli na volta fez com que o time, então comandado por Alberto Valentim, desse a volta olímpica no Maracanã.
Depois vieram jogos pelo Campeonato Brasileiro e pela Sul-Americana - contra o Audax Italiano, derrotado no Chile por 2 a 1. Na competição nacional, com três gols em três jogos, empatou duas vezes (diante de Palmeiras e Sport) e venceu uma, contra o Grêmio, no último confronto no recorte citado.
Agora o desafio é diante do Ceará, na Arena Castelão, onde só levou quatro gols neste returno. Confronto encardido em um estádio que promete estar cheio para empurrar o time de Lisca, que vive boa fase e, assim como o Glorioso, briga para se afastar da zona do rebaixamento.