Projeto da Botafogo S/A será apresentado ao Conselho Deliberativo em dezembro, diz Montenegro
Na fase final de criação, projeto que pode separar departamento de futebol do Alvinegro do núcleo social será apresentado a grande maioria dos conselheiros do clube
O Botafogo deu mais um passo rumo à profissionalização. Quem garante é Carlos Augusto Montenegro, ex-presidente do clube. O sócio benemérito afirmou, em entrevista à Rádio Brasil, que o projeto que poderá separar o departamento de futebol da parte social será apresentado aos membros do Conselho Deliberativo em dezembro.
- No dia 10, a gente vai apresentar ao Conselho. Dois dias após o término do campeonato. Posso adiantar que o plano está muito bem feito, capitaneado por uma empresa que contratamos para nos ajudar no formato. Estamos buscando os possíveis investidores, fazendo uma pesquisa perguntando se está bom e se acrescentariam alguma coisa - afirmou.
Desde que os irmãos Moreira Salles traçaram o planejamento inicial, um grupo de cerca de 15 pessoas se reúne semanalmente com o intuito de planejar a profissionalização. Desde o mês passado, quando o plano entrou na fase final, os indivíduos passaram a procurar, de forma efetiva, investidores interessados no Botafogo-empresa. Montenegro afirmou que o único caminho possível para a próxima temporada é mudar o atual tipo de gestão.
> CONFIRA A TABELA DO CAMPEONATO BRASILEIRO
- Obviamente tendo os investidores, imediatamente você é clube-empresa e deixa todo o amadorismo de lado. Se não tiver investidores amanhã, formato vai ser esse. O formato de sempre, inclusive desse ano, está provado que está falido. No Botafogo e em vários clubes - analisou.
- O Botafogo não aguenta 2020 no mesmo formato que 2019. É uma realidade que vai mudar a partir do Campeonato Brasileiro. Se já vai mudar com fundos ou empresas fortes totalmente no modelo que queremos, eu não sei. Mas que vai mudar em relação ao que foi nesse ano, isso eu garanto - completou.
Na reunião, todos os conselheiros do Botafogo terão acesso aos detalhes do projeto. Após a exposição a curto, médio e longo prazo do que pode ser a profissionalização do Botafogo, o Deliberativo do Alvinegro votará pela aprovação ou não do projeto. Se tudo der certo, o próximo passo será colocar em prática a busca por possíveis investidores.
OUTROS TRECHOS DA ENTREVISTA:
Projeto clube-empresa aprovado
- Obviamente o que foi aprovado ontem na Câmara ajuda, mas ainda tem que passar no Senado. Não gostaria de detalhar antes de apresentar ao Conselho Deliberativo. Posso garantir é que está muito bem encaminhado, deixando a gente satisfeito.
Ajuda de torcedores ilustres durante o ano
- Alívio total. É uma homenagem a vários botafoguenses ilustres que se juntaram para ajudar nessa reta final. Realmente tinham algumas coisas erradas de gestão, jogadores estavam muito abandonados. Admiro muito o Claudio Good, o Manoel Renha, o Ricardo Rotenberg, o Paulo Mendes e novos amigos que conquistei agora. Todas essas pessoas ajudaram muito o Botafogo. O Nelson (Mufarrej) foi fantástico, porque deu carta branca e apoiou todas as medidas. E chegamos.
- É bom quando você se esforça e é recompensado. Acho que esse pessoal está de parabéns. Os jogadores, diante de todas as dificuldades, estão de parabéns. Valentim, que chegou e sabe que o Botafogo é a casa dele, está de parabéns. Mas o grande homenageado é a torcida. E eu quero abraçá-la no sábado.
Força da torcida
- Fizemos o possível e o impossível. Vários jogadores machucados, caso do Pimpão, do Bochecha, do Marcinho e o Gilson muito tempo fora. Ontem ainda tivemos essa coisa lamentável com o João Paulo. Sempre que as coisas vão ficando mais difíceis, a torcida entra. A torcida entra no lugar do jogador e empurra o tempo todo. Acho que a torcida foi o grande herói dessa campanha - afirmou Montenegro, que disse que assistirá ao jogo contra Inter no Setor Leste Inferior, onde agradecerá à torcida, abrindo mão assim de ver o jogo de seu camarote.
- O Botafogo em 14º, 15º lugar pode colocar 30, 35 mil pessoas no Niltão no sábado. Para agradecer à torcida, estamos fazendo promoções. Mulher e criança com menos de 12 anos não paga. Importante é uma homenagem à torcida nesse jogo.
Objetivo no Brasileirão
- Nossa meta é o 10º lugar, porque a premiação aumenta. Passamos o Atlético-MG, dá para passar o Vasco e o Bahia, sei lá, quem estiver na nossa frente. Se a torcida continuar fazendo o que tem feito, nós vamos chegar lá.