Qual foi o último título do Botafogo?
Veja as datas das mais recentes de conquistas do Glorioso
O sonho de desbravar fronteiras move o Botafogo neste Campeonato Brasileiro. A equipe junta forças para retomar a rota pela esperada conquista nacional.
O Alvinegro viu sua conquista nacional mais recente acontecer em outra divisão. Na temporada de 2021, a abnegada equipe comandada por Enderson Moreira foi campeã da Série B.
A equipe contava com o ágil Chay, além do capitão Carli e de nomes como Marco Antônio, Rafael Navarro e Diego Gonçalves. O Glorioso garantiu sua volta à elite do Brasileirão com uma vitória por 2 a 1, graças aos gols de Pedro Castro e Navarro. O título veio com o 1 a 0 sobre o Brasil de Pelotas, no Bento Freitas, em gol de Diego Gonçalves.
O mais recente título na elite do futebol brasileiro aconteceu no ano de 1995. Sob o comando de Paulo Autuori, a equipe capitaneada pelo artilheiro Túlio e por Donizete e com astros como o goleiro Wagner, o zagueiro Wilson Gottardo e o meia Sérgio Manoel foi campeã sobre o Santos. No jogo de ida, no Maracanã, Gottardo e Túlio marcaram para os botafoguenses, enquanto Giovanni fez o gol santista. No Pacaembu, Túlio deixou o Glorioso na frente. Marcelo Passos igualou o marcador e o empate em 1 a 1 definiu a conquista do Brasileirão.
O mais recente título estadual do Botafogo aconteceu em 2018. Após perder por 3 a 2 para o Vasco no jogo de ida da final do Campeonato Carioca, a celebração veio em jogo dramático no Maracanã. Joel Carli garantiu a vitória por 1 a 0 nos últimos minutos e forçou a disputa de pênaltis. Gatito Fernández brilhou ao fazer duas defesas e definir a vitória por 4 a 2 na marca de cal.
O mais recente título continental do Botafogo ocorreu em 1993. A Copa Conmebol tinha formato semelhante ao da Copa Sul-Americana (e é vista como precursora do torneio). O Glorioso despachou Bragantino, Caracas e Atlético-MG até chegar à final. No jogo de ida, a equipe empatou em 1 a 1 com o Peñarol, do Uruguai. Na decisão, no Maracanã, Bengoechea abriu o placar para a equipe uruguaia. Eliel e Sinval viraram a partida e Otero empatou. Nos pênaltis, os botafoguenses comandados por Carlos Alberto Torres venceram por 3 a 1 e deram a volta olímpica no Maraca.
Em competições regionais, o Botafogo foi campeão mais recentemente na edição de 1998. No Torneio Rio-São Paulo (que teve sua última edição em 2002), a equipe comandada por Gilson Nunes levou a melhor sobre o São Paulo. No Morumbi, Zé Carlos, Sérgio Manoel e Jorge Luís fizeram os gols alvinegros, enquanto Dodô e França diminuíram. O título foi confirmado com um empate em 2 a 2. Jefferson pôs o Glorioso na frente, Adriano e Dodô viraram a partida, mas Zé Carlos deu números finais ao jogo.