menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Quanta diferença! Dois anos depois, Botafogo chega à 14ª rodada de competição nacional em novo panorama

Líder com sobras na Série A, Alvinegro deixa para trás lembranças bem amargas

Captura-de-tela-2023-07-03-090459-aspect-ratio-512-320
Elenco alvinegro celebra mais um feito significativo: Glorioso vai se firmando (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Escrito por

O torcedor que vê hoje o Botafogo assumir a liderança do Brasileirão e se preparar para travar uma disputa acirrada diante do Grêmio sente a disparidade com a realidade que assolava o clube até pouco tempo. Enquanto Tiquinho Soares, Júnior Santos, Adryelson e Lucas Perri começam a cair nas graças da torcida atualmente, há dois anos os torcedores viam a equipe sofrer com um cenário bem desafiador.

Em 2021, os botafoguenses disputavam a Série B e, nas primeiras 13 rodadas, passavam por apuros.

Botafogo x Goias
Chay era a referência (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

A equipe recorria a rostos menos conhecidos, como Daniel Borges, Barreto, Frizzo, Diego Gonçalves e Chay, e em atletas da base como Diogo Loureiro, Rafael Navarro e Matheus Nascimento. Sob o comando de Marcelo Chamusca, os alvinegros demoravam a deslanchar na competição.

Após estrear com um empate em 1 a 1 diante do Vila Nova, a equipe ensaiou uma sequência de vitórias contra Coritiba e Remo. No entanto, vieram as primeiras turbulências: um empate diante do Londrina e derrotas para o Náutico e Sampaio Corrêa.

O Botafogo voltou a levar a melhor ao bater o Vitória por 1 a 0. Só que logo a angústia voltou a pairar no Nilton Santos com a derrota por 2 a 1 para o CRB. O empate em 3 a 3 diante do Cruzeiro culminou na demissão de Marcelo Chamusca.

Chamusca
Marcelo Chamusca deixou o clube após maus resultados (Foto: Wilson Castro/W9 Press/LancePress!)

Sob o comando do interino Ricardo Resende, a equipe se viu ladeira abaixo. Os botafoguenses chegaram a abrir o placar em Brusque, mas os donos da casa conseguiram a virada para 2 a 1 no finzinho.

A derrota por 2 a 0 para o Goiás, em pleno Nilton Santos, significou um traço de muita tensão na campanha alvinegra. Com três vitórias, quatro empates e cinco derrotas, os botafoguenses estavam a dois pontos do Z4.

Botafogo x Operario
O acesso veio apenas com arrancada (Cleber Mendes / Lancepress!)

Aos poucos, o Alvinegro foi engrenando na competição e, sob o comando de Enderson Moreira, fez um segundo turno exemplar. Com atuações de encher os olhos, o Botafogo sagrou-se campeão da Série B de maneira antecipada.

Botafogo x Vasco
Em 2023, a briga é por título (Foto: Vitor Silva/Botafogo.

O Botafogo está com 33 pontos, a sete do líder Grêmio. A equipe joga neste domingo (8), às 18h30, na Arena. E, com um elenco bem mais competitivo, vai se moldando para uma realidade promissora.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter