Academia L!: ‘São Paulo tem mais chances de obter última vaga do G4’
Segundo matemático Tristão Garcia, tropeço do Santos e rendimento levemente superior ao rival como visitante podem ajudar. Oscilações podem atrapalhar Inter na reta final
A luta na parte de cima da classificação será apenas pela última vaga do G4 nesta reta final. Além do campeão Corinthians e do Atlético-MG, o risco do Grêmio não estar no torneio é ínfimo (tem 99% de chances de classificação). Nesta luta pelo quarto lugar, a rodada foi ótima para o São Paulo.
Além de vencer o Atlético-MG, que vem bem fora de casa, o Tricolor contou com um atípico tropeço do Santos em casa, justo onde ele é forte. Tendo dois jogos fora de casa, e um como mandante, a equipe do Morumbi leva certa vantagem por seu rendimento como visitante. Por isto, tem 53% de chance de manter sua quarta colocação, contra 26% do time da Vila Belmiro.
Já a luta do Internacional vai ser bem mais difícil. Mesmo que o Colorado tenha uma vantagem, que é jogar duas vezes em casa, onde é forte, vem fazendo uma campanha cheia de oscilações e com saldo de gols negativo. A possibilidade de conseguir é de 13%, porque um time com este retrospecto no Brasileirão vai precisar tirar quatro pontos de vantagem do São Paulo.
A oscilação também impediu que clubes como Sport, Cruzeiro, Ponte Preta e Palmeiras prosseguissem na briga pelo G4. Eles têm de vencer todos os seus respectivos jogos e simplesmente torcerem para que os clubes de cima percam nas três últimas rodadas.
Já as chances do Flamengo praticamente não existem mais. Mesmo que a equipe tenha conseguido um bom resultado fora, são nove pontos para tirar do São Paulo, e ainda torcer contra os rivais de cima.
*Tristão Garcia é Especialista em Estatística/Matemática da Academia LANCE! e proprietário do site Infobola
AS CHANCES NA LUTA LUTA PELA VAGA NO G4 (Fonte: Infobola):
Corinthians - 100%
Atlético-MG - 100%
Grêmio - 99%
São Paulo - 53%
Santos - 26%
Internacional - 13%
Sport - 4%
Cruzeiro 3%
Ponte Preta - 1%
Palmeiras - 1%