Em jogo maluco, cheio de gols, viradas e reclamações, Corinthians e Grêmio empatam pelo Brasileirão
Com oito gols marcados e reclamações dos dois times com a arbitragem, partida em Itaquera termina empatada em 4 a 4
Corinthians e Grêmio fizeram um dos jogos mais malucos nos últimos tempos no futebol brasileiro. O duelo teve as duas equipes sofrendo viradas e, no fim, terminou empatado em 4 a 4. Com o placar, o Timão viu a distância para a zona do rebaixamento diminuir de cinco para três pontos, por conta da vitória do Santos sobre o Bahia. Já do lado gremista, a diferença para o líder Botafogo, que poderia ser encurtada para nove pontos, fica somente em 11.
O Imortal abriu 2 a 0 nos primeiros 30 minutos da partida, com gols marcados por Nathan e Cristaldo. A virada corintiana aconteceu no fim da etapa inicial, com Fábio Santos, de pênalti, Lucas Veríssimo e Yuri Alberto. No segundo tempo, os gaúchos voltaram melhores e novamente passaram à frente do placar, com Galdino e Suárez balançando as redes. Sendo que o gol do uruguaio foi o primeiro do centroavante pelo Grêmio atuando como visitante. Mas quando a partida se encaminhava para um triunfo do Tricolor, Giuliano empatou.
O jogo ficou empatado também nas reclamações. No início do jogo, quando estava 0 a 0, o Timão pediu um pênalti de Rodrigo Ely em Pedro. Houve análise ao VAR, que também teve a opinião do árbitro Wilton Pereira Sampaio de não assinalar a penalidade. Mas nos acréscimos do jogo, os gremistas pediram a infração após uma bola bater no braço do atacante corintiano Yuri Alberto dentro da área. Novamente houve checagem, mas não a marcação da penalidade.
+ CONFIRA A TABELA DO CAMPEONATO BRASILEIRO
CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA (SÓ?)
> LUXA VAIADO! Pressionado no cargo, o técnico corintiano foi vaiado pela torcida no anúncio das escalações
> GRÊMIO COMEÇA ENGOLINDO! Só deu o Tricolor no começo do jogo. E depois de, pelo menos, duas grandes chances perdidas, a equipe gaúcha não só abriu o placar, como rapidamente ampliou, com gols de Nathan e Cristaldo.
> TIMÃO VIRA! De forma inacreditável, o Corinthians precisou somente dos acréscimos do primeiro tempo para marcar três vezes e virar. A equipe já havia crescido de produção após sofrer o segundo gol. Primeiro, Fábio Santos converteu pênalti sofrido por Renato Augusto. Depois, Lucas Veríssimo marcou pela primeira vez pelo Timão. E também teve Yuri Alberto deixando a sua marca.
> .GRÊMIO VIRA A VIRADA! Foram 12 minutos para o Grêmio voltar à frente do placar. Aos 6 minutos do segundo tempo, Galdino, que entrou após o intervalo, acertou um belo chute. Já aos 12, Suárez marcou pela primeira pelo Imortal jogando fora de casa.
> CORINTHIANS EMPATA! Quando o jogo se encaminhava para a vitória gremista, Giuliano, ex-jogador do Tricolor, entrou e empatou a partida.
> BÔNUS... em um jogo maluco como esse, não deu só para registrar cinco coisas. Além dos gols e das viradas, também teve empate nas reclamações. O Timão reclamou de um pênalti em Pedro no primeiro tempo, enquanto o Grêmio pediu um toque de Yuri Alberto com a mão dentro da área já nos acréscimos da partida.
COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
O primeiro tempo teve duas histórias diferentes dentro dele. Os primeiros minutos foram de domínio total do Grêmio, que em seis minutos marcou dois gols, aos 20 e 26, mas antes teve, pelo menos, duas grandes chances de ir às redes. Mas da mesma forma que engoliu o Timão até ir às redes duas vezes, o Imortal parou de jogar e chamou o adversário para o seu campo.
E se os gremistas balançaram as redes duas vezes em seis minutos, o Corinthians marcou três no mesmo intervalo de tempo. Entre os 44 e 50 do primeiro tempo foram três gols.
Quando o jogo estava empatado em 0 a 0, os corintianos reclamaram de um pênalti sobre o atacante Pedro, mas a marcação não foi feita até mesmo após a revisão do VAR.
E A ETAPA FINAL?
E se o primeiro tempo foi maluco, o segundo ainda mais. Da mesma forma que o Timão virou o jogo no fim do primeiro tempo, o Grêmio precisou de 12 minutos para voltar à frente do placar. Primeiro, Galdino, que havia entrado no intervalo, acertou um belo chute de fora da área. Depois, Luis Suárez marcou pela primeira vez pelo Imortal jogando fora de casa.
O empate corintiano também saiu de um atleta que começou entre os reservas: Giuliano. Ex-atleta gremista, ele marcou pela primeira vez depois que deixou o clube gaúcho. A infiltração do camisa 20 foi ótima, após Yuri Alberto brigar e servir o garoto Wesley, que também começou no banco e construiu ótima jogada.
No fim da partida, já nos acréscimos, a reclamação passou a ser do Grêmio. Ferreirinha fez um cruzamento, Yuri Alberto tocou com o braço na bola dentro da área, mas a arbitragem, tanto no campo, quanto após revisão da cabine do VAR, não marcou pênalti, gerando empate até nas reclamações das equipes.
+ CONFIRA MAIS DETALHES DA PARTIDA
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 4 x 4 GRÊMIO
CAMPEONATO BRASILEIRO - 15ª RODADA
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Data e hora: 18 de setembro de 2023, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Fábio Santos (Corinthians); Kannemann (Grêmio)
Gols: Nathan (0-1), Cristaldo (0-2), Fábio Santos (1-2), Lucas Veríssimo (2-2), Yuri Alberto (3-2), Everton Galdino (3-3), Luis Suárez (3-4) e Giuliano (4-4)
CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Lucas Veríssimo, Gil e Fábio Santos; Gabriel Moscardo (Giuliano, aos 17' do 2T), Maycon (Cantillo, aos 38' do 2T) e Renato Augusto; Matías Rojas (Gustavo Mosquito, aos 33' do 2T), Yuri Alberto e Pedro (Wesley, aos 17' do 2T). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
GRÊMIO
Gabriel Grando; Fábio, Rodrugo Ely, Kannemann e Reinaldo; Pepê, Villsanti, Nathan (Everton Galdino, após o intervalo) e Cristaldo (Ferreira, após o intervalo); João Pedro Galvão (André, aos 25' do 2T) e Luis Suárez (Luan, aos 35' do 2T). Técnico: Renato Gaúcho.