Estrela de Cuca brilha, e Palmeiras amplia vantagem ao bater o Santa
Técnico do Verdão acerta na escalação e nas substituições e vê o time vencer partida difícil no Arruda. Faltando dez rodadas, vantagem na ponta salta para três pontos
O Palmeiras não deixou passar a oportunidade de ampliar sua vantagem na liderança do Brasileirão. Em noite inspirada de Cuca, o time bateu o Santa Cruz por 3 a 2, no Arruda, e agora tem três pontos a mais que o Flamengo (57 a 54). O Atlético-MG vem atrás, com 52. Já o Santa é o penúltimo colocado com 23 pontos, dez a menos do que o Cruzeiro, primeiro time fora da zona de rebaixamento da competição.
O primeiro tempo terminou com justa vantagem do Palmeiras, que adotou a sua já habitual estratégia para jogos fora de casa: cozinhou o jogo à espera da hora certa para dar o bote. E foi aos 32 minutos, quando Zé Roberto encobriu o goleiro Edson e fez um golaço: 1 a 0.
Cuca teve boa parcela de participação neste gol. Erik, o autor da assistência, foi o escolhido para substituir o suspenso Dudu. Zé Roberto, o autor da pintura, foi a surpresa do time titular, como meia. Deu certo.
Se Cuca tem estrela, Doriva também tem. O atacante Arthur, que substituiu o volante Derley no intervalo, mudou a cara do Santa. Foi dele o gol de empate, com um tiro colocado aos dez minutos da etapa final, no momento em que os mandantes amassavam o Verdão.
Cuca também havia mexido no intervalo: Erik cedeu sua vaga a Leandro Pereira, que assistia de dentro do campo ao domínio tricolor. Parecia uma mudança malsucedida até os 20 minutos, quando Moisés lançou, Neris rebateu mal e – adivinhem! – Leandro Pereira chegou batendo para marcar outro gol com as digitais de Cuca.
Mas e a estrela de Doriva, lembra dela? Arthur ressurgiu logo depois do gol do Verdão para sofrer pênalti em lance com Jean. Grafite converteu a cobrança e marcou um gol que pode até ser considerado um prêmio por sua honestidade: no fim do primeiro tempo, ele caiu na área após disputa com Gabriel Jesus, mas admitiu no intervalo que o lance foi normal, apesar da reclamação de seus colegas com o juiz.
Mas prêmio mesmo quem merecia era Cuca. O gol da importante vitória do Palmeiras também teve sua assinatura: foi Cleiton Xavier, 16 minutos após entrar em campo no lugar de Egídio, quem serviu com açúcar para Róger Guedes anotar o terceiro do líder. Eram 34 minutos da etapa final e Jailson ainda apareceu para evitar outro gol de Grafite.
O Verdão voltará a campo no domingo, quando encara o lanterna América às 17h, no Estádio do Café, em Londrina. O Santa joga no mesmo dia e horário, no Pacaembu, contra o vice-líder Flamengo.
FICHA TÉCNICA
SANTA CRUZ 2 X 3 PALMEIRAS
Local: Arruda, Recife (PE)
Data-Hora: 3/10/2016 - 20h
Árbitro: Dewson Freitas da Silva (Fifa-PA)
Auxiliares: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Helcio Araújo Neves (PA)
Público/renda: 7.184 pagantes/R$ 102.040,00
Cartões amarelos: Grafite, Pisano, Derley, Néris, Danny Morais e Allan (STA), Jailson, Gabriel Jesus e Erik (PAL)
Cartões vermelhos: -
Gols: Zé Roberto (32'/1ºT) (0-1), Arthur (10'/2ºT) (1-1), Leandro Pereira (20'/2ºT) (1-2), Grafite (24'/2ºT) (2-2) e Róger Guedes (34'/2ºT) (2-3)
SANTA CRUZ: Edson Kolln; Danilo Pires, Néris, Danny Morais e Allan (Jadson, aos 18'/2ºT); Uillian Correia, Derley (Arthur, no intervalo), Pisano (Wagner, 26'/2ºT) e João Paulo; Keno e Grafite. Técnico: Doriva.
PALMEIRAS: Jailson; Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Egídio (Cleiton Xavier, aos 18'/2ºT); Tchê Tchê, Moisés e Zé Roberto; Róger Guedes (Thiago Santos, aos 37'/2ºT), Erik (Leandro Pereira, no intervalo) e Gabriel Jesus. Técnico: Cuca.