Luta pelo acesso! Veja as chances dos clubes de chegarem à Série A
Fortaleza tem maior probabilidade de subir para a primeira divisão na próxima temporada. Goiás vem de uma arrancada, com bons jogos no segundo turno. Confira os outros times
A luta para o tão sonhado acesso à elite do Campeonato Brasileiro continua para os clubes da segunda divisão. Os embates dentro de campo mostram a vontade das equipes para conquistarem o feito tão complicado. O LANCE! destrinchou a probabilidade dos times de garantir vaga na Série A para próxima temporada.
FORTALEZA
A equipe cearense teve um primeiro turno de excelência. Além de cravar a primeira colocação da tabela, o Tricolor se manteve invicto por longo período da competição e ainda tem um dos artilheiros da disputa e do Brasil: Gustagol, com 10 gols marcados. Na temporada, são 26. Com o desempenho, a equipe tem 95% de chances para conseguir o acesso à elite do futebol. O Fortaleza se apresenta na primeira colocação, com 46 pontos. Em 24 rodadas, venceu 14, empatou quatro e perdeu somente seis.
Marcelo Paz, o presidente do Fortaleza, comemorou o fato do retorno do Tricolor à competição. Ainda salientou que não esperava ver o clube na situação que está.
- Não esperávamos este desempenho, com 40 pontos em 20 rodadas e na liderança. Temos que ser sinceros. Agora, é manter esta condição para conseguir ser campeão, mas tem muita água para rolar ainda - disse ao LANCE!.
CSA
A equipe de Alagoas é mais uma que mostrou bom futebol, o que não era esperado. Porém, assim como o Fortaleza, surpreendeu os mais céticos e até mesmo os confiantes. No momento, soma 40 pontos, com 11 triunfos, sete empates e seis derrotas. É uma equipe que faz gol, porém também sofre com os gols dos adversários, contudo, é cirúrgico para fechar o jogo. A equipe apresenta 59% para conquistar o tão sonhado acesso.
GOIÁS
A equipe esmeraldina vem de uma arrancada muito boa no final do primeiro e início do segundo turno, o que levou o time à terceira posição do Campeonato Brasileiro. Além disso, o atacante Lucão está auxiliando a equipe ao marcar 10 vezes no momento. O grupo comandado pelo técnico Ney Franco tem 53% de chances para retornar à Série A, e o treinador destacou a evolução do Goiás nos últimos jogos.
- A gente conversou muito e treinou bastante. Usei a palavra “referência”. Temos um campeonato de referências negativas e positivas. As negativas eu passei por elas superficialmente e fiz uma rápida cobrança. Mas depois falei das referências positivas e o que a gente já fez. Estávamos em 19º e não chegamos no G-4 por acaso. A equipe evoluiu em todos os sentidos e é isso que nós enfatizamos - disse o treinador.
AVAÍ
Na cola do Goiás, o time catarinense se arma para subir na tabela. O Leão também teve uma série de arrancadas, mas pecou em alguns jogos que podia resolver, mas ficou no empate, como a partida contra o Brasil de Pelotas, que está na zona de rebaixamento. A equipe montada por Geninho tem 45% de chances de disputar o Campeonato Brasileiro da Série A no ano que vem.
GUARANI
D olho no G4 para confirmar o acesso, o Bugre vem crescendo de produção na competição no últimos jogos. Mas a campanha poderia ter sido melhor pela quantidade de empates, já são sete, com pontuação de 37. A probabilidade de conseguir a conquista é de 35%. A sequência de jogos será complicada, porque a equipe enfrentará times com o mesmo objetivo.
FIGUEIRENSE E ATLÉTICO-GO
Mesmo que as equipes estejam com o mesmo número de pontos do Guarani, o clube catarinense e o goiano apresentam campanhas diferentes dentro e fora de casa, além dos adversários que irão enfrentar. Furacão e Dragão têm 30% de chances de conquistar um lugar na elite do futebol. Além disso, apresentam um rendimento muito parecido: dez vitórias, sete empates e sete derrotas. Somente o saldo de gols que difere, mas também muito pouco.
VILA NOVA-GO E PONTE PRETA
O Tigre também sonha com a elite do futebol, mas fez muitos jogos com irregularidades nesta Série B, com nove vitórias, nove empates e seis derrotas. As próximas partidas do Colorado são contra adversários diretos, como Fortaleza e Guarani, o que pode dificultar. As chances de acesso são de 22%. A Macaca também apresenta desníveis, com dificuldades para encontrar o caminho dos triunfos. E até anunciou, neste domingo, Marcelo Chamusca como novo treinado para o restante da temporada. O time tem 13% de chances de conquistar o acesso à Série A.
CORITIBA E OESTE
Para fechar a primeira e abrir a segunda página da tabela de classificação, o Coxa e o Rubrão também apresentam campanhas parecidas e com o mesmo rendimento na competição. Eles também têm condições de subir, porém há dificuldades para concretizar o feito. As chances são de apenas 9%.
Os demais times da competição apresentam menos de 1% de chance de se garantirem no seleto grupo. O Paysandu, que teve um início muito bom na disputa, acabou caindo de produção e entrou pela primeira vez na zona de rebaixamento. Assim como o Papão, o Criciúma apresenta dificuldades na temporada. O Londrina, na mesma situação, conseguiu embalar vitórias e pode assustar ao final, mas também apresenta adversários diretos, o que dificulta.
* Estagiário, sob a supervisão de Jonas Moura