Mundo afora! Vasco e Timão é novo duelo brasileiro jogado no exterior
Prestes a se enfrentarem nos Estados Unidos, tradicionais adversários entram para galeria que inclui encontros em locais para lá de inusitados. Confira alguns deles!
O duelo entre Vasco e Corinthians ganhará mais um capítulo histórico em sua rivalidade nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília). Pela primeira vez, as duas equipes realizarão um confronto no exterior, em jogo válido pela Florida Cup.
Porém, o embate entre clubes brasileiros longe do país não será inédita. Vários cantos do mundo afora já sediaram partidas válidas por torneios de verão, amistosos e até jogo de Estadual. Lembre algumas que estão no mapa!
FLUMINENSE 0x1 INTERNACIONAL - 2016 - FORT LAUDERDALE (EUA)
A Florida Cup abriu espaço para Fluminense e Internacional se encontrarem. Contando com o oportunismo de Eduardo Sasha, o Colorado garantiu o triunfo por 1 a 0, em Fort Lauderdale. A equipe ficou na terceira colocação da competição.
ATLÉTICO-MG 1x0 CORINTHIANS - 2016 - BOCA RATON (EUA)
A caminhada do Atlético-MG rumo ao título da Florida Cup trouxe um inédito embate entre Galo e Timão nos Estados Unidos. Coube a Hyuri garantir o triunfo por 1 a 0 em Boca Raton.
GRÊMIO 2x1 INTERNACIONAL - 2011 - RIVERA (URU)
O Gre-Nal 384, válido pelo Gauchão de 2011, ganhou dimensões internacionais ao ser disputado em Rivera, cidade uruguaia que faz fronteira com Santana do Livramento (RS). Com reservas dos dois lados, Guto abriu o placar para os colorados. Mas, Bruno Collaço e Lins garantiram o triunfo por 2 a 1 da equipe, comandada naquela partida pelo então auxiliar gremista Roger Machado, no Estádio Atilio Paiva.
ATLÉTICO-MG 2x4 CRUZEIRO - 2009 - MONTEVIDÉU (URU)
A maior rivalidade mineira mudou de país graças a uma competição internacional. Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentaram em Montevidéu (URU), pelo Torneio Internacional de Verão. Com um futebol impiedoso, a equipe celeste saiu de campo com um 4 a 2 histórico e, dias depois, deu a volta olímpica.
PALMEIRAS 2x1 SÃO PAULO - 1993 - CÁDIZ (ESP)
Tradicional competição estrangeira, o Troféu Ramón de Carranza já proporcionou que um "Choque-Rei" acontecesse... na Espanha. Cádiz foi palco da vitória por 2 a 1 do Palmeiras que, graças aos gols de Jean Carlo e Maurílio, viu nomes como Edílson e Edmundo triunfarem também no exterior. Jamelli marcou para o time reserva são-paulino.
VASCO 2x1 BAHIA - 1991 - LIBREVILLE (GAB)
O Torneio da Amizade rendeu uma longa viagem para que Vasco e Bahia se enfrentassem. Sobressaindo-se aos rivais (que eram clubes do Gabão), os dois clubes se enfrentaram em Libreville (GAB). E os Cruz-Maltinos saíram do país com o título, graças aos gols de Sorato e William (Luis Henrique marcou o gol do Tricolor baiano).
ATLÉTICO-MG 1x0 SANTOS - 1990 - CÁDIZ (ESP)
O Torneio Ramón de Carranza também tem em sua história uma decisão "à brasileira". Na edição de 1990, o Atlético-MG se impôs ao Santos com um gol de Marquinhos e, após a expulsão do santista César Sampaio, o Galo de Paulo Roberto Prestes, Éder Aleixo e Gérson deu a volta olímpica.
VASCO 2x0 PORTUGUESA - 1988 - PORTO (POR)
O Torneio Euro-Luzitânia promoveu um inusitado encontro entre Vasco e Portuguesa em... Portugal. Na cidade do Porto, os Cruz-Maltino levaram a melhor, com um triunfo por 2 a 0.
FLAMENGO x CORINTHIANS - 1966 - CLÁSSICO TOMA VÁRIOS RUMOS
O ano de 1966 abrigou um curiosíssimo momento em que Flamengo e Corinthians foi disputado em três países diferentes. O primeiro deles encaminhou o Rubro-Negro a um título: no Estádio Nacional, em Guayaquil (EQU), Paulo Neves e Almir levaram a equipe a bater o Timão por 2 a 0, em 17 de abril.
Já nos dois amistosos, os corintianos se deram bem. Em 28 de abril, o Timão fez 3 a 2 em jogo realizado no Estádio Nacional, em Managua (NIC). Em 8 de maio, as duas equipes se enfrentaram novamente, mas na Cidade da Guatemala (GUA), e o placar foi o mesmo: 3 a 2 para o Corinthians.