Não é só no Peru: Cueva comanda virada que tira São Paulo do Z4
No primeiro jogo da série no Pacaembu, contra Atlético-PR, o peruano acaba com jejum de Pratto e dá assistência para o primeiro gol de Maicosuel no clube
Se Cueva só rendia em jogo que vale vaga no Mundial, na seleção peruana, o jogo deste sábado foi encarado por ele como uma final de Copa do Mundo. O meia deu o passe para os dois gols da vitória de virada por 2 a 1 sobre o Atlético-PR, no Pacaembu, que tirou o São Paulo da zona de rebaixamento do Brasileiro. A equipe subiu para a 11ª posição, com 34 pontos, e agora espera pelo fechamento da rodada no domingo e na segunda.
O primeiro da série de cinco jogos que o clube mandará no estádio municipal, já que o Morumbi receberá shows nas próximas semanas, marcou o fim de um jejum de 11 partidas de Lucas Pratto sem marcar gol. Depois, foi a vez de Maicosuel virar herói, aos 37, amenizando a falha coletiva (principalmente de Sidão) que gerou o gol de Douglas Coutinho, aos quatro minutos da etapa final.
O fato de o time paranaense ter aberto o placar expõe como o Tricolor não consegue transformar domínio em chances reais de gol. A equipe de Dorival Júnior teve a posse de bola ao longo de todo o primeiro tempo, mas mal chutava. Insistia em trocar passes diante de um rival que ficava com seus 11 jogadores no último terço do campo, fechando espaço.
No intervalo, o Furacão resolveu tentar conhecer o outro lado do campo e voltou com Nikão e Gedoz, e ambos deram o trabalho que a defesa são-paulina foi incapaz de bloquear. Aos quatro minutos do segundo tempo, a bola saiu de Nikão e chegou para Sidcley cruzar. Marcos Guilherme não voltou para ajudar Militão na marcação e ninguém subiu para atrapalhar a cabeçada de Gedoz. Para piorar, Sidão amorteceu a bola para Douglas Coutinho fazer 1 a 0.
Quando o desespero começava precocemente a tomar conta do Tricolor, Cueva, único que arriscava algo diferente no setor ofensivo, deu a bola para Pratto empatar. A partir daí, o São Paulo martelou por mais de meia hora, insistindo em cruzamentos. Cueva continuava sendo o único a surpreender os rivais com suas jogadas. Aos 37 minutos, arrancou em contra-ataque e serviu Maicosuel, definindo o jogo. Quando Nikão foi expulso, já nos acréscimos, a partida já tinha tomado seu rumo.
O Tricolor atingiu 34 pontos, terminando o sábado na 11ª posição, dentro da zona de classificação à Copa Sul-Americana. Na quarta-feira, às 21h45, tem no Maracanã, contra o Fluminense, a chance de afastar de vez o risco de jogar a Série B. Já o Atlético-PR para nos 35 pontos, um ponto e um lugar acima do Tricolor. Visita o Vitória na quinta.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 X 1 ATLÉTICO-PR
Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data-Hora: 14/10/2017 - 21h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Michel Correia (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)
Público/renda: 25.558 pagantes/R$ 683.891,00
Cartões amarelos: Maicosuel (SAO), Matheus Rossetto e Sidcley (APR)
Cartões vermelhos: Nikão (46'/2ºT) - Vermelho Direto
Gols: Douglas Coutinho (4'/2ºT) (0-1), Pratto (14'/2ºT) (1-1), Maicosuel (37'/2ºT) (2-1),
SÃO PAULO: Sidão; Militão (Araruna, aos 28'/2ºT), Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Petros e Hernanes; Marcos Guilherme, Cueva (Jucilei, aos 40'/2ºT) e Lucas Fernandes (Maicosuel, aos 17'/2ºT); Pratto. Técnico: Dorival Júnior.
ATLÉTICO-PR: Weverton; Jonathan, Thiago Heleno, Wanderson e Nicolas (Nikão, no intervalo); Pavez, Rossetto (Ribamar, aos 40'/2ºT) e Guilherme; Douglas Coutinho, Sidcley e Pablo (Felipe Gedoz, no intervalo). Técnico: Fabiano Soares.