Qual é a pontuação necessária para não ser rebaixado? Qual clube teve menos pontos e não caiu?
Saiba como fugir do rebaixamento no Brasileirão
- Matéria
- Mais Notícias
O Brasileirão já acontece no formato de pontos corridos desde 2003. Com isso, os padrões de pontuações necessárias para ser campeão, ser rebaixado e se classificar para Libertadores, por exemplo, vão se formando. Por isso, o Lance! preparou essa nota para você saber a pontuação necessária historicamente para não ser rebaixado.
Relacionadas
Apesar de ter começado em 2003, o formato de pontos corridos com 20 clubes está vigente desde 2006. Foram 18 temporadas até aqui.
No primeiro ano com 20 clubes, 2006, foram rebaixados para a Série B: Ponte Preta, Fortaleza, São Caetano e Santa Cruz. O primeiro fora da zona foi o Palmeiras, com 44 pontos. Mas, 40 pontos seriam necessários para não cair, porque a Ponte, com 39 pontos, foi o clube que mais pontuou entre os rebaixados.
TODOS OS "MELHORES" REBAIXADOS DO BRASILEIRÃO (2006 - 2022)
Pontuação por ano:
Desde de 2006, a menor pontuação no corte da zona de rebaixamento foi 36 pontos em 2019. O número mais alto foi 45 pontos, em 2009. Portanto, a lógica é que se um time fizer mais de 45 pontos, historicamente ele não estará rebaixado ao fim do campeonato.
Na atual temporada, o time com mais pontos na zona de rebaixamento ao final do primeiro turno foi o Santos, com 18 pontos. Se o Peixe repetir exatamente a mesma campanha, chegaria a 36 pontos. Ou seja, 37 seria a pontuação necessária para ficar na série A. O Ceará, em 2019, fez 39 pontos e se safou da Série B. Foi a menor pontuação até hoje.
A média de pontuação, de 2006 até hoje, é de 41,5 pontos. Na média, se o time fizer mais pontos que isso, seria suficiente. Mas, como mostra a tabela, não é improvável ser rebaixado com 42 pontos. Ficar acima da média pode não ser suficiente. Os números mostram que até hoje ninguém nunca foi para a segundona somando 46 pontos no final das 38 rodadas. Faz as contas, torcedor!
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias