Santos vence a primeira no Allianz, bate Palmeiras e seca o Corinthians
Com gol de Ricardo Oliveira no contra-ataque, Peixe suporta a pressão no segundo tempo e encurta para sete a distância do líder, que joga no domingo. Verdão fica mais distante
No clássico do Allianz Parque havia uma certeza: quem vencesse, praticamente tiraria o rival da briga pelo título brasileiro. Pois o Santos, mesmo desfalcado, conseguiu sua primeira vitória no novo Palestra Itália e, com o 1 a 0 deste sábado, solidificou-se na vice-liderança e praticamente encerrou o sonho do bi no atual campeão.
A chuva acabou sendo um componente importante desse clássico, já que deixou o gramado do Allianz Parque muito empoçado. E tanto palmeirenses quanto santistas forçaram muito o jogo ali no começo.
As chances saíam principalmente em bolas alçadas na área. Mas poucas trouxeram perigo aos goleiros na primeira etapa – Fernando Prass foi aquele que mais trabalhou, realizando uma excelente defesa no último lance antes do intervalo, em chute de Ricardo Oliveira. Pelo lado palmeirense, as triangulações que pareciam promissoras pararam ou na água ou em erros de fato.
Entre as novidades nas duas escalações, Matheus Jesus teve um bom desempenho, enquanto Zé Roberto sofreu na lateral esquerda. O camisa 11 de 43 anos foi até substituído no intervalo, por Thiago Santos – Tchê Tchê passou a jogar na lateral.
A alteração tirou o espaço que Jean Mota teve para jogar no primeiro tempo. O Peixe, com melhores chances na metade inicial, fechou-se na defesa para esperar um contra-ataque. Por pouco, não levou o gol, quando Deyverson e Dudu não conseguiram completar na pequena área. Com a entrada de Guerra, o time de Levir sofria ainda mais.
Mas depois de 30 minutos de espera, saiu o esperado contragolpe alvinegro. E dos pés de seus jogadores mais decisivos, veio o gol: cruzamento de Bruno Henrique, cabeçada de Ricardo Oliveira. Os palmeirenses, já irritados com a atuação do árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, foram para cima reclamado de uma falta justo em Guerra no início da jogada, mas o juiz nada marcou.
Os últimos 15 minutos foram de ataque, o do Palmeiras, contra defesa, a do Santos. Borja entrou, Dudu teve chances, o colombiano pediu um pênalti, mas nada feito. Depois de seis jogos no Allianz, o Santos, aquele com mais visitas no estádio do Verdão, venceu sua primeira lá.
A sete pontos do Corinthians, que joga hoje, o Santos agora seca o rival, assim como o Palmeiras, mas que a 11 pontos do líder ficou muito distante de brigar pelo título nacional. O maior rival do primeiro colocado é o Peixe.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 0 X 1 SANTOS
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data-Hora: 30/9/2017 - 19h
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
Público/renda: 37.527 pagantes/R$ 2.760.716,34
Cartões amarelos: Fernando Prass e Luan (PAL), Bruno Henrique, Alison, Zeca, Jean Mota e Matheus Jesus (SAN)
Cartões vermelhos: -
Gol: Ricardo Oliveira (30'/2ºT) (0-1)
PALMEIRAS: Fernando Prass; Mayke, Luan, Juninho e Zé Roberto (Thiago Santos, no intervalo); Jean (Moisés, aos 19'/2ºT), Tchê Tchê e Moisés; Willian (Borja, aos 32'/2ºT), Dudu e Deyverson. Técnico: Cuca.
SANTOS: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca; Alison, Matheus Jesus e Jean Mota (Serginho, aos 39'/2ºT); Copete, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira (Kayke, aos 43'/2ºT). Técnico: Levir Culpi.