Direitos de TV definidos: veja como ficou disputa entre Libra e LFU
Campeonato Brasileiro de 2025 acontecerá entre 29 de março e 21 de dezembro
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Em uma "disputa" entre dois blocos do futebol brasileiro, os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para o período de 2025 a 2029 foram finalmente definidos. Pela primeira vez, a comercialização não ocorreu por meio de uma entidade única que representasse todos os clubes, mas sim por meio de dois grupos distintos: Libra e Liga Forte União (LFU). O resultado financeiro aponta para um "empate técnico", com cada grupo optando por estratégias diferentes.
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Direitos de transmissão do Brasileirão para a Libra
A Libra adotou uma abordagem conservadora e fechou um contrato exclusivo para a transmissão do Brasileirão, a partir de 2025, com a Globo em março de 2024, garantindo uma receita de R$ 1,3 bilhão, além de 40% da receita líquida do pay-per-view Premiere.
No entanto, com a saída do Corinthians para a LFU, o valor fixo foi reduzido para R$ 1,17 bilhão. Vale destacar que os clubes que pertencem ao grupo assinaram contrato com o Grupo Globo, que terá exclusividade nas diferentes plataformas (TV aberta, TV fechada, streaming e PPV) da empresa até 2029.
Como será a divisão das receitas da Libra?
O montante arrecadado com os direitos de transmissão da Libra será distribuído entre seus clubes a partir de regra aprovada em Assembleia Geral da entidade: 40% igualitário, 30% performance e 30% audiência.
Caberá ainda um repasse de 3% do valor total para os clubes da Libra que estiverem na Série B, como forma de estimular a competitividade no cenário nacional.
Quais clubes da Série A fazem parte da Libra?
- Atlético-MG
- Bahia
- Flamengo
- Grêmio
- Palmeiras
- Red Bull Bragantino
- São Paulo
- Santos
- Vitória
Além dos clubes da Série A do Brasileirão, a Libra ainda conta com a participação do Paysandu, Remo, ABC, Guarani e Sampaio Corrêa.
Direitos de transmissão do Brasileirão para a Liga Forte União (LFU)
Por outro lado, a LFU optou por uma estratégia mais fragmentada, vendendo seus direitos para diferentes empresas de comunicação. Também escolhida pela Libra, a Globo adquiriu cinco partidas por rodada de 12 clubes por R$ 850 milhões fixos, com ajustes de R$ 100 milhões por clube a mais ou a menos na Série A, além de um percentual da receita do Premiere.
Além do Grupo Globo, a Amazon pagará R$ 265 milhões no primeiro ano por uma partida exclusiva no streaming, com reajustes anuais de 10%. Já a Record transmitirá um jogo por rodada na TV aberta por R$ 200 milhões, o mesmo que será exibido no YouTube pela CazéTV, que pagará R$ 175 milhões. Além disso, a LFU ainda garantiu patrocínios significativos, incluindo R$ 87 milhões anuais da Betano para Record e YouTube, e R$ 40 milhões para a Série B.
Quais clubes da Série A fazem parte da LFU?
- Botafogo
- Corinthians
- Ceará
- Cruzeiro
- Fluminense
- Fortaleza
- Internacional
- Juventude
- Mirassol
- Sport
- Vasco
Além dos clubes da Série A do Brasileirão, a LFU ainda conta com a participação do Atlético-GO; Athletico-PR, Amazonas, América-MG, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, CRB, Goiás, Novorizontino, Operário-PR, Vila Nova; CSA, Figueirense, Ituano, Londrina, Náutico, Ponte Preta e Tombense.
Embora as abordagens tenham sido distintas, o desfecho indica que tanto a Libra quanto a LFU conseguiram fechar acordos robustos. O futuro da comercialização do Brasileirão, agora dividido entre múltiplos players de mídia, promete ampliar o alcance da competição e diversificar as opções para os torcedores.
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