O efeito borboleta é uma metáfora que faz parte da Teoria do Caos. Ela mostra como ações, mesmo pequenas, podem causar grandes mudanças ao longo do tempo. A teoria se aplica perfeitamente no Brasileirão-2023, decidido nos detalhes tanto na briga pelo título quanto na luta contra o rebaixamento.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Abaixo, o Lance! alterou quatro momentos que definiram os rumos de Palmeiras, Grêmio e Botafogo na briga pelo título, e Vasco, Bahia e Santos, que lutaram até o último minuto contra o rebaixamento.
E se… o árbitro marcasse pênalti para o Grêmio contra o Corinthians
Uma das maiores polêmicas de arbitragem aconteceu na Neo Química Arena, no empate por 4 a 4 entre Corinthians e Grêmio, em duelo atrasado da 15ª rodada. Nos acréscimos, Ferreira cruzou na área e a bola tocou no braço de Yuri Alberto. O VAR não recomendou revisão e posteriormente a CBF reconheceu o erro.
Neste cenário hipotético, o árbitro marcaria pênalti após ir ao monitor e o Grêmio marcaria o gol da vitória, fundamental na briga pelo título brasileiro.
E se…Tiquinho acertasse o pênalti
Sete pontos distanciavam o líder Botafogo do Palmeiras, e as equipes se enfrentaram em uma “final antecipada” na 31ª rodada. Com um primeiro tempo arrasador, o Glorioso abriu três gols de vantagem e vencia por 3 a 1 até os 38 minutos do segundo tempo.
Com um a menos, a equipe carioca desperdiçou pênalti com Tiquinho Soares, e o Verdão conseguiu uma virada histórica. Nesta simulação, o centroavante não erraria a cobrança e o Botafogo seguraria a vantagem.
E se… a falta do Payet fosse para fora
A vitória por 2 a 1 do Vasco sobre o América-MG, em São Januário, foi um dos momentos mais importantes para o Cruz-Maltino escapar do rebaixamento. O momento decisivo veio aos 48 minutos do segundo tempo, dos pés de Payet. O francês cobrou falta com perfeição e fez o gol que deixou o Vasco com três pontos de vantagem para o Z4.
Contudo, neste cenário simulado, Payet cobraria a falta para fora e o Vasco ficaria no empate com o lanterna do Brasileirão, aumentando o drama do Cruz-Maltino no campeonato.
+ Veja como ficou a tabela do Brasileirão após a última rodada
E se… Marcos Leonardo decidisse contra o Fortaleza
Pivô da crise interna na reta final do Brasileirão, Marcos Leonardo teve ótima oportunidade de abrir o placar contra o Fortaleza, na rodada final do campeonato. Na marca do pênalti, o centroavante chutou firme, mas a bola bateu na zaga e foi para escanteio.
Caso o camisa 9 convertesse a chance e o Santos segurasse a vantagem, o Peixe não seria rebaixado.
E A TABELA?
Veja abaixo como ficaria a briga pelo título e quais equipes se salvariam do rebaixamento caso o pênalti para o Grêmio contra o Corinthians fosse marcado, Tiquinho Soares convertesse o pênalti diante do Palmeiras, Payet não anotasse o gol de falta contra o América-MG e o Santos vencesse o Fortaleza na rodada final.
A simulação levou em conta apenas os resultados dos quatros jogos citados, desconsiderando a descarga emocional que viria após cada evento.
BRIGA PELO TÍTULO
1º - Grêmio - 70 pontos
2º - Palmeiras - 67 pontos
3º - Botafogo - 67 pontos
4º - Atlético-MG - 66 pontos
5º - Flamengo - 66 pontos
BRIGA CONTRA O REBAIXAMENTO
15º - Santos - 46 pontos
16º - Bahia - 44 pontos
17º - Vasco - 43 pontos
18º - Goiás - 38 pontos
19º - Coritiba - 30 pontos
20º - América-MG - 25 pontos