menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Túlio Maravilha garante: ‘Mesmo com ‘politicamente correto’, ainda há espaço para criatividade no futebol’

Ao LANCE!, ex-atacante aponta que comemorações espirituosas continuam a surgir nos gramados, e traz outras sugestões de celebrações para nova geração

Além de gols marcados, Túlio Maravilha ganhou destaque por sua irreverência na celebração de gols
imagem cameraReprodução
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 09/11/2017
15:42
Atualizado em 09/11/2017
20:25

  • Matéria
  • Mais Notícias

A luta para "driblar" as restrições impostas pela Fifa e manter o tom espirituoso das comemorações de gol parece árdua. No entanto, Túlio Maravilha aponta que o caminho sempre tem de ser a criatividade. Em entrevista ao LANCE!, o artilheiro reconheceu que quem está nos gramados agora passa por desafios, inclusive, ao pensar na maneira que demonstrará sua felicidade à torcida.

- Está tudo muito "politicamente correto". Com a situação atual que o país vive, de tolerância zero a qualquer tipo de provocação até em comemoração de gol. Tudo acaba levado para o lado pejorativo.

Aos seus olhos, os jogadores parecem "atados" até para pensar em alguma comemoração:

- A impressão é de que falta criatividade aos jogadores, de dedicar o gol a um parente, fazer uma coreografia, uma autopromoção... Hoje vai tudo muito pela blindagem, e o jogador, por ser um exemplo, vira refém disto. Ele sabe que qualquer deslize pode repercutir mal.

TÚLIO 'ELEGE' COMEMORAÇÕES CRIATIVAS DO FUTEBOL ATUAL

Selfie Romero Corinthians x Palmeiras
'Selfie' de Romero ganhou aplausos de Túlio Maravilha (Reprodução)

No entanto, o irreverente ex-jogador fez um alerta: o bom humor nas comemorações permanece em campo para a torcida. Túlio destacou o que mais lhe chamou atenção entre as celebrações atuais nos gramados:

- O Romero teve criatividade mesmo com a comemoração do "selfie" após um gol (em um dos gols da vitória por 3 a 2 do Corinthians sobre o Palmeiras, no último domingo). Hoje o mundo é virtual, tem Internet. Além de não ser pejorativo, em um segundo ele saiu no mundo todo.

O campeão brasileiro de 1995 pelo Botafogo ainda destacou outras celebrações atuais:

- Acho que é legal fazer comemoração enigmática, ter marca registrada. O Cristiano Ronaldo fica parado, o Ricardo Oliveira faz aquela careta...

GOLEADOR SUGERE ALTERNATIVAS PARA EVITAR CARTÃO EM COMEMORAÇÃO

Túlio Maravilha - Botafogo
'Não pode usar máscara? Faz uma careta', diz Túlio (Foto: Alexandre Loureiro)

Segundo a Regra 12 da CBF, a punição acontece caso o atleta suba equipamentos de proteção ou lugares onde estão espectadores e em comemorações vistas como "provocativas, debochadas ou inflamatórias". Também está prevista advertência para quem cobrir o rosto com máscara ou artigo semelhante, e para o jogador que tirar a camisa ou cobrir o rosto com ela.

Túlio reconheceu que algumas de suas comemorações não teriam espaço no atual momento:

- Olha, depois do gol, eu levantava a camisa que dizia "Cristiane, meu amor". Eu ia para o orelhão do Maracanã e ligava para minha mãe. Se bem que o Gabriel Jesus fez aquela menção de que ligava de celular...

Mesmo assim, Túlio viu caminhos para despertar a irreverência da torcida:

- Ué, isso é fácil. Não pode usar máscara? Faz uma careta! Não precisa subir no alambrado, pendura na rede. Em vez de tirar a camisa, mostra o símbolo do clube, você ganha moral. Em vez de ir para a torcida, faz uma cambalhota, combina com o pessoal do banco, faz pose para tirar uma foto, para dizer que "tá podendo".

O ex-atacante ainda "sugeriu" caminhos para o jogador se inspirar. E até deixou uma ideia de comemoração para a nova geração:

- Na rede social, seria legal você pesquisar, ir a fundo, procurar comemorações criativas antigas, pensar em outras... Que tal na hora época de comemorar, meter um espadrado na boca? Uma comemoração de protesto! Faz um contrato com a marca, e mete um esparadrado na boca, brincando com isto de ter tanta regra.

A irreverência segue como um bom caminho para manter o bom humor no futebol.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias