menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Veja o que precisa acontecer para que o G6 do Brasileirão vire G9

Cruzeiro ganhou a Copa do Brasil e neste momento o G6 já vitou G7. Número de vagas pode aumentar dependendo da Libertadores e da Sul-Americana

Taça da Libertadores
imagem cameraAFP
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 26/09/2017
17:04
Atualizado em 28/09/2017
10:29

  • Matéria
  • Mais Notícias

A decisão da Copa do Brasil foi vencida pelo Cruzeiro, que bateu o Flamengo nos pênaltis após empate sem gols no tempo regulamentar. Com o caneco, a Raposa se garantiu na fase de grupos da próxima Copa Libertadores, o que mexe diretamente com o Campeonato Brasileiro.

Atualmente o Cruzeiro é o quinto colocado e está no G6, a zona de Libertadores. Porém, como se garantiu, o Brasileirão, neste momento, passa a contar com G7. Curiosamente, neste momento a medida beneficia o Flamengo, derrotado pela Raposa e que é o sétimo.

O hoje G7 pode virar G9. Para isso acontecer, o Grêmio terá que ganhar obrigatoriamente a Copa Libertadores. Além disso, Flamengo, Fluminense ou Sport precisa vencer a Sul-American. No caso dos dois últimos, hoje eles estão fora até mesmo de um eventual G9. 

Para começo de conversa, é necessário que tanto Cruzeiro quanto Flamengo continuem nas primeiras posições da Série A. A partir daí, a torcida da turma do pelotão passa a ser pelo sucesso dos representantes brasileiros nas duas competições internacionais que estão em disputa: a Libertadores e a Sul-Americana.

Na Liberta, o Grêmio, atualmente em terceiro no Brasileirão e ocupando uma das vagas para a edição do ano seguinte, é o sobrevivente. Nas semifinais, o adversário é o Barcelona de Guayaquil, que já deixou pelo caminho Palmeiras e Santos e na primeira fase ainda esteve no grupo do Botafogo.

Na Sul-Americana, Flamengo e Fluminense se enfrentam nas quartas de final, fase que também tem o Sport como representante brasileiro. Se algum dos três vencer, também se garante na Liberta. 

Um diferencial de anos anteriores, quando a Libertadores ainda não tinha passado pela expansão, é o fato de um título de clube brasileiro na Sul-Americana não mais tirar vagas para a Libertadores dos que estão no Brasileirão.

Não há hipótese, por exemplo, de que um vice-campeão de alguma competição mata-mata (Liberta, Sul-Americana e Copa do Brasil) fique com a vaga na Libertadores. Tirando os títulos das competições já citadas, as vagas nas competições continentais serão distribuídas por meio da Série A.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias