Palmeiras x Santos: mesmo jovens, Endrick e Marcos Leonardo ostentam protagonismo em clássico
Duas das principais joias do futebol brasileiro, os atacantes têm pouca idade, mas acabam sendo personagens principais de seus times
- Matéria
- Mais Notícias
Palmeiras e Santos se enfrentam neste sábado, às 18h30, no Morumbi, pelo Paulistão. O clássico traz inúmeros enredos a serem observados, mas um dos principais deles está nos ataques. Isso porque quem comanda esse setor em cada um dos times são jovens de menos de 20 anos. No Peixe, Marcos Leonardo, de 19, e no Verdão, Endrick, de 16. Ambos, apesar da pouca idade, já são protagonistas defendendo a camisa de seus clubes e vão buscar fazer a diferença nesta noite.
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui
Frutos da base de suas agremiações, ambos são badalados mesmo antes de serem promovidos ao profissional. A trajetória é distinta, visto que o palmeirense teve um processo estudado e somente subiu, pois "atropelou" etapas, não dava mais para segurar. Enquanto o santista acabou indo para o time principal por uma necessidade. Os dois corresponderam às expectativas e ainda têm idade para fazerem muito mais, a começar pelo duelo deste sábado com o estádio quase lotado.
Relacionadas
Titular, negociado com o Real Madrid e já campeão: Endrick busca primeiro gol em clássicos
Ainda não é possível dizer que há uma "Endrickmania", mas com certeza o garoto já é um dos mais queridos do elenco atual do Palmeiras. Não é à toa, uma vez que faz alguns anos que se ouve falar de um "fenômeno" da base alviverde. Em 2022 é que a "bolha" estourou e ele ficou ainda mais conhecido com atuações e gols memoráveis na Copinha, ajudando o clube a conquistar o título inédito até então. A partir dali começaram os pedidos para a promoção de Endrick ao profissional.
> Clique aqui e confira os palpites para o clássico
O tempo foi passando, o atacante continuou barbarizando na base, mas Abel Ferreira não tinha pressa. Ainda seria preciso assinar o contrato profissional e se recuperar de uma lesão. As etapas foram cumpridas e os feitos na base seguiram assustadores e não havia mais como "segurar" o moleque. E ele logo correspondeu, resolvendo partida e marcando três gols antes de completar dez jogos no profissional. Acabou também fazendo parte do grupo campeão brasileiro de 2022.
> Palmeiras x Santos: veja onde assistir, prováveis times e os desfalques
Se as propostas de clubes europeus pintavam aos montes antes disso, elas ficaram ainda mais frequentes com a "prova" de seu talento no profissional. A venda era inevitável e o Palmeiras acertou a transferência de Endrick para o Real Madrid em uma negociação que pode chegar aos 72 milhões de euros (mais de R$ 400 milhões na cotação da época). No entanto, ele somente saíra do clube em julho de 2024, quando completará 18 anos. Ou seja, mais um ano e meio do garoto aqui.
Em 2023, depois de se provar no profissional, ele começou como titular absoluto do time de Abel Ferreira. Apesar de ainda não ter balançado a rede neste ano, Endrick já conquistou outro título pelo Palmeiras: o da Supercopa do Brasil, com direito a grande atuação. Seu desempenho no profissional é de 12 jogos, três gols e duas taças até aqui. Nada mal para um jovem de 16 anos, não é? Contra o Santos, como titular, a joia palmeirense espera marcar seu primeiro gol em clássicos. Será que sai?
Dono do ataque do Santos, Marcos Leonardo ainda não "carimbou" o Palmeiras
Artilheiro na base, Marcos Leonardo estreou no time de cima do Santos aos 17 anos. A primeira vez que ele entrou em campo como jogador profissional foi na quarta rodada do Brasileirão de 2020, na vitória do Peixe por 1 a 0 sobre o Sport. Na ocasião, Pedro Bouças, ex-auxiliar da equipe, descreveu o jovem como um “futuro craque do futebol mundial”.
Os números do centroavante de 19 anos nas categorias de base o credenciaram a subir cedo ao profissional, com 16 anos. Ele foi o artilheiro do Campeonato Paulista sub-13, com 25 gols, e do Campeonato Paulista sub-15, anotando 36 gols. O "Menino da Vila" soma mais de 100 gols na base e seus números superam os de craques como Rodrygo, Gabigol e Neymar quando estavam em formação.
Hoje titular absoluto do Santos, Marcos Leonardo se credenciou como um dos principais jogadores do time. Em 2022, o camisa 9 foi o atleta sub-23 que mais marcou gols no Brasileirão — foram 13 anotados, o quinto artilheiro geral do torneio. Com 21 gols e seis assistências, ele foi o goleador máximo da equipe no ano.
> Veja as principais transferências no Mercado da Bola do LANCE!
Diante dos grandes rivais paulistas, Marcos Leonardo já balançou as redes contra Corinthians e São Paulo. O Palmeiras, próximo adversário do Peixe, é o único que ainda não foi vítima do centroavante.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias