Champions League mostra força, e Liverpool e Real Madrid batem recordes de engajamento com final
Finalistas da principal competição de clubes do mundo alcançam o topo das interações nas redes digitais às vésperas de decisão do título, no próximo sábado (28)
No sábado (28), às 16h, em Paris, Liverpool e Real Madrid duelam pela final da Champions League. Ambos os clubes têm vivido grandes momentos dentro e fora das quatro linhas. Além da vaga para a decisão do principal torneio continental, o clube inglês foi o time com mais interações no YouTube, em abril, com mais de 50 milhões. Já a equipe espanhola, que já garantiu o título do Campeonato Espanhol, ocupa a primeira colocação em engajamento no Twitter, com 27,6 milhões, no quarto mês do ano.
No Instagram, rede social com 1,4 bilhão de usuários, os dois finalistas da Champions estão entre os clubes com mais seguidores de seus respectivos países. No total, os Reds e os Merengues somam cerca de 155 milhões de seguidores. A partida do dia 28 marca o encontro de duas agremiações que buscam sucesso no campo e também nas mídias digitais.
Bernardo Pontes, especialista em marketing esportivo e sócio da BP Sports, comenta sobre o quão importante é o investimento em redes sociais para os times.
- É de grande importância que os clubes compreendam a relevância das mídias sociais no mercado atual. As agremiações devem buscar a potencialização de seus conteúdos. Consolidar esse produto traz diversas vantagens, como aproximação com o torcedor, geração de receitas e crescimento nas mídias.
Diversas equipes nacionais têm se aproximado dos torcedores por meio das redes. O número de apoiadores nem sempre está atrelado ao sucesso dos clubes na internet. Ou seja, o momento atual do time e a capacidade de invenção nas ações são fatores fundamentais para atingir bons índices.
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- As mídias digitais são um ótimo instrumento para manter a torcida próxima ao clube. Para haver êxito nos níveis de engajamento é fundamental um conteúdo de qualidade e profissionais excelentes. Interação com os apoiadores, questões relacionadas a temas sociais, divulgação de ativações, conteúdos sobre a equipe e troca de informação com os torcedores são itens que trabalhamos com o auxílio das redes - disse Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.
O Deportes&Finanzas, portal especializado em análises das redes sociais, divulgou em sua pesquisa mais recente sobre interações no Twitter que entre os 10 clubes com mais interações nas mídias digitais da América, nove são brasileiros. O top 20 conta com 13 times nacionais, que são eles: Flamengo, Atlético, Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro, Botafogo, Fluminense, Santos, São Paulo, Internacional, Vasco, Fortaleza e Grêmio.
Apenas nos quatro primeiros meses de 2022, o Internacional somou mais de 3,8 milhões de interações no Twitter. Em todos os meses deste ano, o Colorado marcou presença dentro dos 20 maiores da América em engajamento. Jorge Avancini, vice-presidente de Marketing do Inter, comenta sobre o bom desempenho.
- Através das redes conseguimos nos aproximar dos nossos apoiadores e sócios. Assim, eles ficam mais perto da rotina do nosso clube. Além disso, as ativações realizadas pela equipe de comunicação trouxeram novos parceiros para o Inter, como Americanas, Socios.com e Betsul.
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As redes sociais mais novas, como o TikTok, também são apostas das principais potências europeias e sul-americanas para se aproximar, especialmente, do público mais jovem. Somente em 2022, o Real Madrid gerou mais de 801 milhões de visualizações na rede social chinesa. Porém, o clube espanhol, que costuma liderar o ranking de engajamento nas mídias digitais, sofreu um revés em março, quando o Vasco da Gama ficou em primeiro lugar do mundo. Ativações criativas envolvendo Iran Ferreira, conhecido como “Luva de Pedreiro”, renderam ao time carioca o topo das interações na rede.
- As redes sociais te dão alcance ilimitado. O que os times fazem com esse alcance é a chave. Os clubes não devem buscar engajamento apenas pelos números, mas pela relevância da sua comunicação. Creio que existem outros fatores mais importantes que influenciam a escolha de uma equipe para torcer. Porém, utilizando de maneira criativa e inteligente, as redes podem trazer mais visibilidade e novos simpatizantes que podem se tornar consumidores - afirmou Armênio Neto, especialista em negócios do esporte.
Renê Salviano, fundador da HeatMap, comenta sobre outras maneiras de atingir o público.
- Com certeza, as mídias digitais podem ajudar como canal de conexão, mas eu acredito que o principal é conhecer o público e trabalhar esta variedade de nichos como estratégia principal. ESports, vôlei e tantos outros esportes são grandes ingredientes para encontrar um novo público para a instituição. Por exemplo, na minha passagem pelo Cruzeiro, criamos o núcleo de eSports, chegamos a ter times de FreeFire, FiFA e até LOL, sem investimento financeiro nenhum do clube; está aí um grande exemplo de como atrair um novo público para a instituição sem risco financeiro, sem investimento e gerando retornos de visibilidade, financeiro e de conexão com a torcida.
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