Más recordações! Manchester City volta ao estádio onde já sofreu dura eliminação na Champions League
Time de Pep Guardiola encara o Sporting no José Alvalade, em Lisboa, pelo jogo de ida das oitavas de final do torneio continental. Ingleses foram eliminados neste palco em 2020
Finalista da última edição da Champions League, e novamente considerado como um dos favoritos ao título do torneio neste ano, o Manchester City inicia nesta terça-feira o caminho no mata-mata em busca da Orelhuda. O time de Pep Guardiola encara o Sporting, fora de casa, mas terá de superar também um trauma de um passado recente.
O jogo entre portugueses e ingleses acontece no Estádio José Alvalade, casa do Sporting na capital Lisboa. E a última vez que o conjunto britânico pisou neste palco foi em agosto de 2020, quando foi eliminado para o Lyon, nas quartas de final da Liga dos Campeões, em derrota por 3 a 1.
+ Veja a tabela e os jogos da Champions League
Àquela época, o mundo vivia tempos mais complicados que os dias atuais em relação à pandemia da Covid-19 e a Uefa decidiu por fazer a reta final do torneio em uma espécie de bolha em Lisboa. Com isso, os estádio de Sporting e o do Benfica (Estádio da Luz) foram utilizados a partir das quartas de final.
Após eliminar o Real Madrid nas oitavas de final, com direito a uma virada emocionante no jogo de ida no Santiago Bernabéu, e outro triunfo sobre os Merengues em Manchester, os Cityzens chegaram com grande favoritismo para o duelo contra os franceses, que bateram a Juventus na fase anterior.
A partida, porém, no dia 15 de agosto, não saiu como o planejado para o City. Na ocasião, Guardiola resolveu mudar o esquema de sua equipe justamente para o duelo contra o Lyon e viu sua estratégia ir por água abaixo com uma atuação fraca para o nível que fora apresentado.
+ Thiago Silva, Richarlison, Matheus Cunha… Veja os destaques brasileiros no futebol europeu do fim de semana
Após a derrota, Guardiola foi duramente criticado, justamente por ter mudado seu estilo de jogo, algo que vinha dando certo até então. Em abril do ano passado, o LANCE! conversou com o jornalista Fred Caldeira, da TNT Sports, que falou sobre o tema e afirmou que o catalão aprendeu com a queda.
- Não abrir mão das próprias características (foi a lição). Essa eliminação, acredito, cai muito na conta do Guardiola. A equipe tenta espelhar o esquema do Lyon, entra com uma linha de três pouco praticada e acaba jogando fora quase 60 minutos de jogo. Quando o Mahrez entra no lugar do Fernandinho, a partida muda um pouco, mas a perda de controle já estava consolidada - disse.
Agora, com um time mais maduro, e com lições que foram aprendidas, o Manchester City vai à capital portuguesa para tentar superar traumas do passado e continuar sonhando com o título continental que bateu na trave na última temporada.
* Estagiário, sob a supervisão de Cayo Pereira.