Depois de enfrentar o Barcelona e o Lyon em jogos amistosos, a Chapecoense chega ao Japão para encarar o Urawa Red Diamonds pela disputa da Copa Suruga. A partida será realizada às 7h desta terça-feira no Saitama Stadium, palco do gol de biquinho de Ronaldo em 2002, que eliminou a Turquia na semifinal da Copa do Mundo. As duas equipes chegam sem vantagem para o duelo. Em caso de empate, a decisão será levada para os pênaltis e o campeão embolsa US$ 200 mil (R$ 635 mil).
A Chape conquistou a vaga para disputar o torneio depois de ter sido sagrada campeã da Copa Sul-Americana de 2016, pela Conmebol, após o Atlético Nacional ceder o título em decorrência da tragédia com a delegação do clube catarinense, que vitimou 71 pessoas.
Após escalas na França e Espanha, a Chape desembarcou no Japão no último sábado e, desde então, se prepara para o confronto desta terça-feira. Após analisar o Urawa Red Diamonds, o técnico Vinicius Eutrópio destacou a importância de representar os jogadores que foram vítimas da tragédia em Medellín.
- Os jogadores que trouxeram a Chapecoense aqui não podem participar desta final, isso aumenta a nossa responsabilidade, pois temos que representar aqueles que não puderam estar aqui após o acidente. Isso nos dá mais força para que possamos representar bem eles e também todo o Brasil - declarou o treinador.
Em solo japonês desde o último sábado, o vice-presidente de futebol, Nei Maidana, foi presenteado com uma camisa do FC Tokyo pelo próprio mandatário do clube, Naoki Ogane. Para a partida desta terça, Eutrópio vai promover mudanças no time. Lucas Mineiro assume a vaga de Andrei Girotto, negociado com o Nantes (FRA), Luiz Antonio substitui Lucas Marques e a última mudança deve ser a entrada de Penilla no lugar de Seijas.
Desta forma, a Chapecoense buscará o título com Jandrei; Apodi, Grolli, Fabrício Bruno e Reinaldo; Moisés, Lucas Mineiro, Luis Antônio; Penilla, Artur e Túlio de Melo.
O Urawa entra em campo com dois brasileiros no time: o zagueiro Maurício, que deixou o Marítimo no início de agosto e entra em campo para fazer sua partida de estreia, e o atacante Rafael Silva, que defendeu o Coritiba antes de se transferir para o Japão. Oitavo colocado no campeonato local, com 13 pontos a menos que o líder Kashima Antlers, a equipe japonesa entra em campo contra a Chape com Nishikawa; Moriwaki, Endo e Makino; Sekine, Kishiwagi, Abe, Kikuchi, Rafael Silva; Muto e Zlatan.