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Segundo Anac, pane seca foi decisiva para acidente com o avião da Chape

Aeronave precisava de combustível para pelo menos mais uma hora de voo e de acordo com informações, o avião com a delefação viajava com menos do que o permitido por lei

Acidente Chapecoense
Aeronave precisava de combustível para pelo menos mais uma hora de voo (Foto: RAUL ARBOLEDA/AFP PHOTO)

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Uma das hipóteses para o acidente envolvendo o avião que transportava a delegação da Chapecoense e jornalistas foi confirmada pelas autoridades da Colômbia nesta quarta-feira. Segundo informações, aeronave viajava com menos combustível do que exigido por lei e isso pode ter causa uma pane seca.

- Uma das hipóteses que trabalhamos é que [o avião] não contava com combustível e que, por isso, tenha apagado subitamente os motores. Motores são a fonte elétrica. Você pode ter uma turbina adicional, mas se não tinha combustível, vai ter uma pane elétrica - disse Fredy Bonilla, secretário de Segurança Aérea da Aeronáutica Civil da Colômbia.

- As normas internacionais exigem que qualquer aeronave deve viajar com combustível suficiente para chegar ao aeroporto de destino, mais 30 minutos e ainda mais 5 minutos ou 5% da distância, que é o combustível reserva. Neste caso, lamentavelmente, a aeronave não contava com combustível suficiente. Vamos investigar para saber por que a tripulação não contava com combustível suficiente - completou.

Aeronave precisava ter combustível por pelo menos mais uma hora de voo, seguindo os regulamentos de tráfego aéreo da Bolívia. Era necessário também fazer a rota prevista do tempo real de viagem, pensando na hipótese de ter que pousar em outro aeroporto.

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