CAMPO NEUTRO: Nada a reclamar
José Inácio Werneck fala sobre os assuntos em alta no mundo do esporte
Neymar fez falta contra a Suíça? Sim, negar o óbvio seria absurdo. Li muitas opiniões diferentes nos jornais sobre como Tite deveria escalar o time. Ser mais ousado, iniciar com Paquetá no meio de campo e Rodrigo no lugar de Neymar?
Na lateral direita, tínhamos a intrigante constatação de que Daniel Alves, o reserva natural da posição, seria preterido depois da contusão de Danilo. E efetivamente foi, deixando no ar a pergunta: então o que Daniel Alves foi fazer na Copa do Mundo? Liderar a equipe a partir de sua presença na concentracão, no vestiário e no banco?
Daniel Alves foi mesmo preterido. Tite preferiu a cautela ao escalar o esforçado mas pouco brilhante Fred, e Paquetá, em vez de recuar para armar no meio de campo com a entrada de Rodrigo no ataque, no segundo tempo, foi para o banco. Fred continuou no meio de campo, onde acabou ganhando um cartão amarelo. Mas nem vou dizer que este é um bom sinal, a indicar que Fred talvez ainda ganhe um segundo cartão amarelo em outro jogo e fique em consequência fora de cogitações.
O que desejo mesmo é que Neymar se recupere a tempo de voltar ao time dentro de talvez mais dois jogos, pois sua importância é inegável. Mas estava claro que, mesmo sem Neymar, a Suíça temia o Brasil e tratou de se defender o melhor que podia.
Nossa vitória porém foi inegável e merecida. Richarlison poderia ter marcado um gol, depois, com seu impedimento, impediu o que seria o gol de Vinícius, o Brasil cresceu em campo no segundo tempo depois da entrada de Bruno Guimarães e chegamos ao estupendo, excelente gol de Casemiro.
Repito sempre: Casemiro é peça fundamental neste time. Fez-nos imensa falta na partida em que a Bélgica nos eliminou em 2018.
O Brasil está classificado para a segunda fase e talvez Tite deva poupá-lo na próxima partida. Mas o time vem mostrando equilíbrio e bom rendimento, o técnico está conduzindo bem a seleção.
Até o momento, nada a reclamar.