E chegamos à última etapa da temporada 2022 do NTT IndyCar Series, que acontece neste domingo, 11, em Laguna Seca, na Califórnia. O Firestone Grand Prix of Monterey terá 95 voltas pelo circuito misto permanente de 3,6 km e apontará o campeão. A principal disputa está entre os pilotos da Penske, Will Power e Josef Newgarden, além de Scott Dixon, da Ganassi. Power lidera o campeonato, com 523 pontos, seguido por Newgarden e Dixon, empatados com 503.
Essa disputa evidencia dois pontos que me parecem importantes. O primeiro é a presença, novamente, da Penske e Ganassi na decisão. Apesar de a Indy ser muito competitiva e equilibrada, permitindo vitórias de vários pilotos e equipes ao longo do ano, a verdade é que as equipes mais experientes fazem sempre um grande trabalho para chegar à final.
No caso dos pilotos, podemos falar a mesma coisa. É maravilhoso ver os jovens talentos vencendo corridas e disputando títulos, como foi o caso do Alex Palou no ano passado, mas a experiência conta muito. É mais uma prova que é totalmente equivocado atribuir à idade alguma eventual queda de rendimento.
A programação em Laguna Seca começará já na sexta-feira com uma sessão de treinos livres, às 18:30, no horário do Brasil (sempre lembrando que, nessa época do ano, são quatro horas de diferença). No sábado, antes do Qualifying, marcado para começar o Q1 às 18:05, teremos a segunda sessão de treinos, a partir das 14:15. A corrida terá largada às 16:30, com transmissão ao vivo pela TV Cultura e ESPN/Star+.
Apesar de ter vencido com pole em 2000, minhas lembranças mais marcantes de Laguna Seca são de 2020, quando o Ricky Taylor e eu, com o Acura Team Penske ARX-05, vencemos a etapa do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, passo decisivo para a conquista do título na prova seguinte, em Petit Le Mans.
E por falar em Petit Le Mans, estarei compondo a esquadra da Meyer Shank final do campeonato deste ano, marcada para o dia 1º de outubro agora, mas sobre isso vamos conversar mais para a frente. Mas já posso adiantar que será a despedida do Acura ARX-5, pois no campeonato de protótipos de 2023 teremos um novo carro, o ARX-06, que não vejo a hora de experimentar.
A programação da Meyer Shank Racing em Laguna Seca será a mesma que temos adotado durante o ano, ou seja, faremos as experimentações já previstas, tentando alcançar os melhores resultados possíveis numa temporada que é de muito aprendizado. Tudo para chegar com força total para o cumprimento do calendário 2023.
Renovo aqui o convite para que acompanhem essa prova final, que reserva sempre grandes emoções, principalmente em se tratando da decisão do campeonato.
É isso aí. Até semana que vem. Abraço a todos!