Papo com Castroneves: Já acelerando na Racing Capital of the World

Piloto está na preparação para a quinta etapa do NTT IndyCar Series com o Indy Grand Prix

Escrito por

Olá, amigos, tudo bem? Nesta sexta-feira, 12, estamos começando oficialmente a programação da grande jornada de maio no Indianapolis Motor Speedway. O primeiro compromisso é no misto permanente, onde no sábado, 13, cumpriremos a quinta etapa do NTT IndyCar Series com o Indy Grand Prix. A corrida começará às 16:30, no horário do Brasil, e terá 85 voltas.

Essa prova é um desafio porque o período de preparação é pequeno. Teremos duas sessões de treinos e o Qualifying na sexta-feira. No dia seguinte, Warmup e corrida. Depois disso, começa a preparação para a Indy 500. O fato de a gente disputar duas corridas tão diferentes, mas no mesmo local, implica em muita organização e logística incrível. E tudo é feito com muita rapidez. Ao final da corrida no misto, começa uma grande transformação e já no dia seguinte não há um vestígio sequer da disputa do sábado.

Essa mudança acontece nas pistas, na estrutura e também nas equipes. Não é o caso da gente, na Meyer Shank Racing, mas muitas equipes possuem contratos específicos de patrocínio para a Indy 500. Assim, muda tudo: decoração das garagens e pits, layout dos carros, uniformes de todos no time, incluindo macacões dos pilotos e por aí vai. Além disso, nos carros há todo o trabalho necessário para as atividades no oval, que não tem nada a ver com o que se faz para o misto.

No meu caso, como tenho um carro específico para a Indy 500, esse acerto já começou na fábrica tendo como base não apenas as provas dos anos anteriores, mas também o que foi possível colher no Open Test de abril. Mas será mesmo durante a semana que vem que vamos desenvolver os acertos para classificação e corrida. Teremos treinos livres entre terça-feira, 16, e sexta-feira, 19, num total de 23 horas.

No final de semana, alternaremos treinos livre e Qualifying, de modo que ao final do domingo, 21, já estarão definidas as posições de largada dos 33 pilotos que estarão na Indy 500, do dia 28. Depois disso, antes da corrida, teremos apenas dois treinos para afinar o acerto.

Na coluna da próxima semana, já poderei contar como nosso carro se comportou nos treinos livres e o que esperar do Qualifying, mas vou ser honesto com vocês, minha principal meta é preparar o carro para a corrida. Não preciso dizer o quanto é importante para mim a Indy 500 e ainda tenho dedos sobrando para colocar mais anéis.

Para terminar, dia 10 agora completei 48 anos. Fiquei muito feliz e só posso agradecer tantas manifestações de carinho. Estou me sentindo um jovenzinho e, com certeza, tenho muitos anos ainda pela frente para acelerar e continuar fazendo o que mais amo na vida, que é ser piloto de corrida.

Sim, é verdade, uma hora vou ter de parar, afinal, é parte inevitável da vida, mas tenho cá com meu botões que essa hora vai demorar muito para chegar. Grande abraço a todos, fiquem ligados no Indy GP de sábado e até semana que vem, em plena preparação para a Indy 500, a maior prova do mundo!

Siga o Lance! no Google News