menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Papo com Helio Castroneves: chegou o mês mais importante do calendário da IndyCar

Maio terá a tradicionalíssima Indy 500, e piloto exalta 'evento mágico'

Helio-Castroneves-Indianapolis-500-Open-Test-By_-Joe-Skibinski_Ref-Image-Without-Watermark_m77054-aspect-ratio-512-320
imagem cameraHelio Castroneves em ação em Indianápolis (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
Indianápolis (EUA)
Dia 06/05/2023
11:39

  • Matéria
  • Mais Notícias

Chegou o Super May!
Olá, amigos, tudo bem? Espero que sim.

Como vocês viram, no último domingo tivemos muitos problemas na etapa de Birmingham do NTT IndyCar Series, mas isso faz parte. Nós da Meyer Shank Racing não entramos na pista para outra coisa que não seja a vitória, mas nem sempre todo o esforço é recompensado com um bom resultado. Longe de desanimar, temos de descobrir como resolver os problemas e seguir em frente.

Apesar desse início difícil de campeonato, o legal é que já estamos em maio, o mês mais importante do calendário da IndyCar. É tão especial que recebe um adjetivo pra lá de pertinente, que é Super May.

Nenhum evento do nosso calendário é mais grandioso do que a Indy 500, que esse ano será no dia 28 de maio. É um mês em que a gente fica praticamente o tempo todo em Indianapolis, numa sequência que começa com o Indy GP, segue com o Pole Day e termina com a maior prova do automobilismo mundial.

Para mim, será o 23º ano consecutivo participando desse evento mágico, que definitivamente transformou a minha vida desde que corri em Indianapolis pela primeira vez, em 2001. De lá para cá, o Indianapolis Motor Speedway tem sido o principal palco de minha carreira, de tal modo que sou o único felizardo com chances de conquistar a quinta vitória na Indy 500.

Obviamente que é uma tarefa muito difícil, tanto que jamais algum piloto conseguiu essa marca. São tantas as circunstâncias que precisam estar firmemente conjugadas para que uma vitória na Indy 500 se concretize, que quando olho para trás e vejo que já venci quatro, uau, é como se fosse um sonho.

Mas para um sonho se transformar em realidade é preciso muito trabalho, muita dedicação e uma entrega pessoal tão grande que é difícil traduzir em palavras. Mas nenhum sacrifício supera a emoção de vencer em Indianapolis. Sim, é verdade, é mais uma prova do campeonato, mas para ser totalmente honesto com vocês, não trocaria uma única vitória na Indy 500 por um título da categoria.

Não me entendam mal. Dou muito valor pelo título e continuo buscando o meu primeiro, mesmo com todas as dificuldades que tenho enfrentado nesse início de ano na Meyer Shank Racing. Mas uma coisa eu posso dizer com toda a certeza do mundo. Nada existe que se compare a vencer a Indy 500.

Todo esforço é válido, inclusive manter o carro guardadinho o ano todo para ser usado apenas uma vez na temporada. Foi assim com o carro de 2021, que segue recebendo todos os mimos possíveis para chegar tinindo em Indianapolis.

Sou uma pessoa feliz. Deus me deu esse presente de poder fazer aquilo que mais amo desde que era criança e continuo a fazer, mesmo passados tantos anos, com o mesmo prazer e vontade de vencer.

Enquanto eu me sentir competitivo, amando pilotar carros de corrida e com essa disposição de menino, vou continuar buscando, cada vez mais, nova vitória em Indianapolis. Seja como for, quero poder estar na Indy 500 por muitos anos mais, sempre lutando por aumentar mais um anel na minha coleção.

É isso, amigos, quero poder, ao longo desse mês especial, dividir com vocês tudo o que acontece em Indianapolis. Abraço a todos e até semana que vem.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias