Papo com Helio Castroneves: A pole da Rolex 24 at Daytona é nossa; que venha a vitória
Piloto brasileiro mostra empolgação com as chances de triunfo em seu próximo desafio
- Matéria
- Mais Notícias
O grande dia está chegando. Estamos em plena semana da Rolex 24 at Daytona, que terá largada neste sábado, 28, às 15:40, no horário brasileiro. Depois de vencer essa prova em 2021 e 2022, a busca pela terceira vitória não poderia começar de forma melhor, pois o nosso Acura ARX-06 #60, da Meyer Shank Racing, conquistou a pole position no Qualifying realizado no domingo passado, 22. O Tom Bomqvist, que conduziu o carro naquela ocasião, foi perfeito e colocou o nosso quarteto, completado pelo Simon Pagenaud e Colin Braun, na posição de honra no grid formado por 62 carros.
+ Saiba os brasileiros que Cristiano Ronaldo vai jogar junto ou enfrentar no Campeonato Árabe
Estou muito feliz com o ARX-06, que é um carro muito rápido e estável. A resposta aos ajustes é imediata. O motor também, que é totalmente novo e nasceu a partir de uma folha em branco e está permitindo que a gente desenvolva uma ótima performance. Eu não sei se as outras equipes estão escondendo o jogo, mas posso garantir para vocês que a Acura está jogando com tudo aberto, sem nada a esconder dos outros concorrentes.
Relacionadas
Esse procedimento foi uma decisão conjunta entre a Acura e a Meyer Shank Racing. Preferimos não perder tempo com blefes e aproveitar todos os testes para realmente buscar o máximo de desempenho. Uma pena que choveu em Daytona no sábado passado, segundo dia do Roar, justamente no treino da noite. Estávamos ansiosos por testar algumas coisas e simular condições de corrida, mas o #60 nem foi para a pista. Seria um prejuízo enorme se houvesse algum incidente que danificasse o equipamento.
Mas a boa notícia é que, já na programação da Rolex 24 at Daytona, temos treinos livres nesta quinta e sexta, 26 e 27, para aprimorar o acerto do carro para a corrida. Eu devo completar o terceiro ciclo de pilotagem durante a prova, depois do Tom e o Colin. O Simon deve entrar no carro depois de mim. Estou falando “deve” porque tudo isso pode ser alterado de acordo com as circunstâncias da competição, então, a gente tem de estar pronto para entrar na pista a qualquer hora.
+ Herói improvável, vitória do Palmeiras e muita festa: a decisão da Copinha 2023 em imagens
Estou feliz por estar participando desse momento do IMSA WeatherTech Sports Car Championship. Além de ser a abertura do campeonato, justamente com a mais importante prova do calendário, é o início de uma nova era para os protótipos. Os carros são novos, e os motores introduzem em nossas pistas o conceito de tecnologia híbrida. Tudo isso na nova categoria, a GTP (Grand Touring Prototype).
E eu, novamente, chego a essa prova incrível com chance de vencer, ao lado dos meus parceiros e sob o comando de Mike Shank. É aquela história, se nunca venceu, quer vencer a primeira; se venceu uma, quer vencer a segunda e por aí vai. Nessa balada, estou buscando minha terceira vitória em Daytona. Podem ter certeza que vou buscar essa marca com todas as minhas forças, sempre contando com a torcida de vocês.
Então, por hoje é só, pessoal. Volto na próxima semana e, se Deus quiser, com um ótimo resultado em Daytona para contar aqui na coluna. Forte abraço a todos!
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias