Papo com Helio Castroneves: ‘Disputa pelo título em Road Atlanta’
Piloto brasileiro comenta a reta final da temporada com a Meyer Shank Racing (MSR)<br>
Tudo bem aí, pessoal! Espero que sim. Aqui estou em ritmo acelerado para ajudar a Meyer Shank Racing (MSR) a vencer o título da temporada 2022 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Neste sábado, dia 1º de outubro, a partir das 13:10, no horário do Brasil, será disputada a Motul Petit Le Mans, em Road Atlanta, a 10ª etapa do campeonato que está muitíssimo apertado.
Depois de nove corridas ao longo do ano, nossa equipe está em 2º lugar na classificação. Nosso melhor resultado, obviamente, foi a vitória na Rolex 24 at Daytona, em janeiro deste ano, numa jornada incrível do quarteto formado pelos titulares Tom Blomqvist e Oliver Jarvis, pelo Simon Pagenaud e por mim.
Na sequência do campeonato, o Acura ARX-05 da MSR chegou em cinco provas na 2ª colocação, duas vezes em 4º e uma em 5º. Justamente essa última, a Mobil 1 Twelve Hours of Sebring, o piloto que fez parte do trio foi o Stoffel Vandoorne porque a prova coincidiu com a etapa do Texas da IndyCar. Não fosse isso, eu teria participado.
Com todos esses ótimos resultados, o Tom e o Oliver chegam à final com chances totais de conquistarem o título, com 3.047 pontos. Sim, é ponto que não acaba mais e significa uma desvantagem de apenas 19 pontos para os líderes, o Ricky Taylor e Filipe Albuquerque, da Wayne Taylor Racing (WTR), também com o Acura ARX-05. Digo “apenas” porque estarão em jogo nessa prova de 10 horas nada menos do que 385 pontos. O pole position leva 35 pontos e, na corrida, a vitória significa somar mais 350.
Com essa diferença praticamente inexistente, a estratégia será fundamental nesta que é a terceira prova mais longa do calendário. Vai ser algo sensacional acompanhar essa corrida, pois a perspectiva é de que a decisão só ocorra mesmo na bandeirada, prevista para acontecer às 23:10 no horário do Brasil.
Outra coisa que vai movimentar a decisão é a possibilidade de chuva, inclusive no dia da corrida. Há um furacão passando pela Flórida e alguma rebarba pode atingir a Geórgia a partir de sexta-feira. É pena que não esteja havendo transmissão da atual temporada para o Brasil. Por causa disso, a melhor alternativa é ficar ligado na transmissão ao vivo, em inglês, proporcionada pelo site da IMSA. Anotem aí: www.imsa.com.
No âmbito da categoria DPi, a principal, será a despedida dessa classe, que dará lugar, já a partir da Rolex 24 at Daytona, em janeiro próximo, à nova categoria, a Grand Touring Prototype. Isso significa dizer que será minha última corrida com o Acura ARX-05. E que carro! Com ele, venci o campeonato de 2020 com o Ricky Taylor, em 2021 venci a Rolex 24 at Daytona com a galera da WTR e repeti a dose neste ano, com a MSR. Gosto tanto dele que estou pensando em levar esse carro para casa. O que acham?
É isso, meus amigos, quero terminar por aqui, não sem antes desejar que as eleições do dia 2 aconteçam de forma tranquila e com muita paz aí no Brasil e seja lá quem vencer a disputa presidencial, que trabalhe muito pelo bem do país.
Até semana que vem.