Oi, amigos, tudo bem? Estou desconfiado que já usei esse título antes, mas acho que vale a pena até repeti-lo por se tratar de uma corrida tão legal como a de Long Beach, a segunda de rua do calendário e terceira etapa do NTT IndyCar Series. Essa tradicionalíssima pista urbana começou a ser usada pela Fórmula 1 em 1976, quanto Castroneves aqui não tinha nem um aninho. A Indy passou a relacionar essa etapa da Califórnia a partir de 1984 e, de lá para cá, nunca faltou um ano sequer, a não ser em 2020 por causa da pandemia.
É claro que, naquele período de separação entre os grupos da CART, gerando ChampCar de uma lado e IRL do outro, eu mesmo fiquei sem correr em Long Beach por sete anos. Nessa primeira fase, venci em 2001 com pole. No ano anterior, já tinha ido ao pódio pelo 2º lugar. Na reunificação, conquistei um 2º e um 3º (2015 e 2016, respectivamente) e mais três poles (2015, 1016, 2017).
+ Calendário da primeira rodada dos playoffs 2023 da NBA
Para esse ano, nosso desafio é muito grande porque ainda não estamos usando os amortecedores ideais . É uma pista que não perdoa uma estratégia errada. Há lugares em que isso não representa uma perda tão grande, pois de uma maneira ou de outra a gente consegue minimizar um pouco e, às vezes, até mesmo recuperar o que perdeu. Mas Long Beach não oferece essa oportunidade. Há muita ondulação, cotovelos extremamente fechados, muito tráfego e, consequentemente, muito difícil ultrapassar.
Nosso propósito é largar o mais na frente possível para escapar das confusões que, assim como em St. Petersburg, são praticamente certas em Long Beach. Já basta a experiência da primeira prova do ano e o negócio é seguir na mesma balada do Texas, quando o #06 da Meyer Shank Racing apresentou boa evolução.
Os primeiros treinos começaram nesta sexta, com uma sessão de treinos livres. As atividades prosseguem no sábado com mais treino livre e Qualifying. A corrida, prevista para 85 voltas, terá largada às 16:45, no horário do Brasil, com transmissão ao vivo pela TV Cultura e ESPN.
É isso, amigos, espero voltar semana que vem para falar de uma boa corrida, que represente nossa recuperação definitiva no campeonato e uma arrancada para lutar pelo título no final da temporada.
Abraço a todos e vamos que vamos!!!