Olá, amigos, tudo bem? Nesta semana, a maratona de provas consecutivas da IndyCar continua e vamos para o terceiro oval da temporada, o Iowa Speedway, que é também o menor do calendário, como 1.400 metros. Será a única rodada dupla do ano, com uma prova de 250 voltas no sábado e outra, no domingo, um pouco maior, com 300 voltas.
Venci em Iowa em 2017. Antes disso, tinha sido 2º em 2010, quando o Tony Kanaan venceu, e conquistado três poles: 2009, 2013 e 2015. Pelo tamanho da pista, o tempo de volta é muito curto, na casa dos 18 segundos. Em Qualifying, o recorde da pista ainda é meu, quando completei uma volta em 17s2283. Isso foi em 2014.
E por falar em Qualifying, para essa rodada dupla será adotado um formato bem interessante. Diferentemente de Indianapolis, por exemplo, quando a marca de cada piloto é obtida na média de quatro voltas lançadas, em Iowa são apenas duas. Mas como serão duas provas, a primeira volta de cada piloto determinará sua posição na prova de sábado. Para o grid do domingo, valerá o tempo da segunda volta. Ou seja, um Qualifying único determinando dois grids de largada.
A prova do sábado é denominada "HyVee Deals 250". A do domingo atende pelo nome de "HyVee Salute to Farmers 300''. Ambas contarão pontos, respectivamente, pelas etapas 11 e 12 do NTT IndyCar Series. Só por curiosidade, HyVee é uma rede de supermercados, com sede em Iowa, que tem mais de 90 anos desde sua fundação.
A programação terá início na sexta-feira, dia 22, com uma hora e meia de treinos livres a partir das 17:30, no horário do Brasil. E será só isso, pois no sábado vamos direto para o Qualifying, que tem início marcado para às 11:30. A prova do sábado será às 17:00. Já a do domingo, começará um pouquinho antes, ou seja, 16:25.
É claro que os fãs da IndyCar no Brasil poderão ver tudo ao vivo pela televisão. A TV Cultura mostrará as duas provas pelo canal aberto e também pelo site da emissora, que é www.tvcultura.com.br. A narração é do Geferson Kern e comentários do Rodrigo Mattar. Na TV por assinatura, a turma da ESPN/Star+ será formada por Thiago Alves na narração e, nos comentários, Victor Martins e Edgard Mello Filho. Repararam que só tem fera do jornalismo transmitindo nossas corridas? É muito legal isso.
Vou ser muito honesto com vocês. A prova de Toronto não foi legal para a gente. Larguei e terminei em 17º, mas era para ter recebido a bandeira de chegada numa posição muito melhor. Nossa estratégia acabou não funcionando direito, o que foi uma pena, pois o acerto para a corrida estava bom para o #06 da Meyer Shank Racing. Como é do jogo, o negócio é olhar para a frente e vamos com tudo a Iowa e acumular bons pontos para subir na tabela de classificação do campeonato.
É isso aí, pessoal. Forte abraço a todos e até semana que vem.