São Petersburgo recebe preparativos para torneio Futebol pela Amizade
Competição reúne garotos de 12 a 14 anos, vindos de 64 países, inclusive o Brasil
Enquanto campeões continentais e do mundo duelam entre si na corrida pelo título da Copa das Confederações, tem uma galerinha também pronta para entrar em campo na Rússia. E, mais do que isso, com o objetivo de promover a mensagem de integração e respeito entre os povos de todos os cantos do planeta. É o Futebol pela Amizade (Football for Friendship, em inglês, com a sigla F4F), que acontece nesta semana em São Petersburgo, cidade-sede da final da Copa das Confederações.
O torneio envolve meninos e meninas de 12 a 14 anos vindos de 64 países. O Brasil está representado. Os garotos serão divididos em oito times e vão disputar uma competição no sábado, mas as delegações desembarcaram na terça-feira em solo russo.
O representante brasileiro na competição e o atacante Juan Assis, do sub-12 do Fluminense. Ele jogará ao lado da turma que veio de Turquia, Lituânia, Síria, Letônia, Alemanha, Tanzânia e Turcomenistão. O treinador também é brasileiro e do Flu: Lindolfo Melo.
Nesta semana, a programação é de treinos e atividades recreativas, com direito à presença de familiares dos garotos na Rússia. No sábado, a bola rola para o F4F. Domingo, o brinde maior: poder assistir in loco à final da Copa das Confederações.
- Estou muito feliz com essa oportunidade única de estar em outro país, numa final internacional, com jogadores de diversas culturas. Com certeza, vou me lembrar desse momento para sempre - disse Juan.
O evento é promovido pela Gazprom, em parceria com a Fifa. A empresa russa é patrocinadora da entidade.