menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Estados Unidos sofrem, mas seguram empate com Portugal e garantem vaga nas oitavas da Copa do Mundo Feminina

Igualdade sem gols quase foi mudada por Ana Capeta, nos acréscimos, mas chute da atacante parou na trave

000_33QG4XX-aspect-ratio-512-320
Ana Borges e Sophia Smith dividem bola durante o confronto (Foto: Saeed KHAN / AFP)

Escrito por

Na madrugada desta terça-feira, os Estados Unidos garantiram a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo Feminina. As americanas empataram em 0 a 0 com a equipe de Portugal e fizeram apenas o necessário, já que um empate bastava para garantir a vaga pelo grupo E. Nos últimos lances, Ana Capeta chegou a colocar uma bola na trave e por pouco não levou sua equipe ao mata-mata.

+ Confira todas as informações da Copa do Mundo Feminina

Com o resultado, os EUA terminaram a fase de grupos na segunda colocação, com cinco pontos. A Holanda passou em primeiro, com sete, após golear o Vietnã. Fazendo sua estreia em Mundiais, a equipe de Portugal fez boa campanha e findou sua jornada com quatro pontos, enquanto o Vietnã, lanterna da chave, saiu zerado da competição.

+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90

Veja os cinco principais lances do confronto

!QUE CHANCE! Aos 15 minutos, foi Portugal quem levou perigo pela primeira vez no jogo. Kika Nazareth recebeu no entrelinhas e achou um lindo passe nas costas da defesa para Jéssica Silva. A atacante saiu de frente para o gol, mas tentou bater de primeira e acabou errando o alvo, mandando a bola pela linha de fundo.

!LIGADA NAS TRAVES! Já nos acréscimos, os Estados Unidos responderam pelo alto. Naomi Girma viajou bola no meio da confusão e Lynn Williams apareceu para antecipar a marcação, dominar e bater firme. Inês Pereira, bem colocada, conseguiu encaixar e evitar o gol no fim da primeira etapa.

!NO LUGAR CERTO! Em recuperação feita no meio do campo, aos 8 da segunda etapa, Lindsey Horan arrancou em velocidade e achou um grande passe para Alex Morgan. A badalada centroavante limpou a goleira Inês Pereira e bateu para o gol vazio, mas Diana Gomes apareceu embaixo da trave para evitar o gol estadunidense.

!EM VELOCIDADE! Nos acréscimos, os EUA já jogavam na base do contra-ataque para pegar Portugal dando espaços. Em uma das escapadas, Alex Morgan recebeu lindo passe na área e pintou livre, mas a batida acabou passando rente à trave de Inês.

!A CENTÍMETROS DA GLÓRIA! No lance seguinte, a equipe de Portugal teve a chance de ouro. Tatiana Pinto deu um chutão para a frente, Telma Encarnação subiu para dar uma casquinha na bola e empurrar até Ana Capeta. A atacante chegou livre na frente do gol e bateu forte, mas carimbou a trave esquerda de Naeher.

FBL-WC-2023-WOMEN-MATCH41-POR-US
Lynn Williams divide bola aérea com Catarina Amado durante o confronto (Foto: Saeed KHAN / AFP)

Como foi o primeiro tempo?

A etapa inicial de partida trouxe um grande equilíbrio entre as duas equipes, que precisavam da vitória para atingir seus objetivos: Portugal em busca da classificação e Estados Unidos querendo o primeiro lugar. Porém, o que se viu foi um jogo truncado, com poucas chances de gol e muitos lançamentos em direção às atacantes. Jéssica Silva, da seleção europeia, fez um grande primeiro tempo e teve a melhor oportunidade, ainda aos 15 minutos, mas acabou chutando à direita do gol de Naeher.

E a segunda etapa?

Diferente da primeira, a segunda etapa foi de muito mais emoção. Portugal, no fim, se lançou ao ataque e acabou cedendo espaços aos Estados Unidos, que tentaram explorar a velocidade de suas jogadoras. Alex Morgan teve duas oportunidades claras, mas acabou desperdiçando e mantendo o jogo aberto. No fim, Ana Capeta teve a bola do jogo ao sair frente a frente com Naeher, mas carimbou o poste esquerdo. Os EUA garantiram a classificação, de uma forma mais custosa do que nunca.

Como ficou a situação das equipes?

Com o empate sem gols, as estadunidenses garantiram a vaga no mata-mata, se classificando em segundo no grupo. A Holanda liderou com sete, enquanto as comandadas de Vlatko Andonovski ficaram com cinco. Portugal, caindo de pé, ficou com quatro, e o Vietnã deixa a Oceania sem pontuar. Na próxima fase, as estadunidenses enfrentarão o primeiro colocado do grupo F, composto por Suécia, Argentina, Itália e África do Sul. A Suécia só precisa de um empate contra a Argentina para confirmar a liderança.

+ Holanda atropela Vietnã, passa Estados Unidos e se classifica em primeiro no grupo E da Copa do Mundo Feminina

FICHA TÉCNICA
Portugal 0x0 Estados Unidos

Data e horário: terça-feira, 1 de agosto de 2023, às 4h (de Brasília)
Local: Eden Park, em Auckland (NZE)
Arbitragem: Rebecca Welsh (árbitra); Natalie Aspinall e Anita Vad (auxiliares); Anahi Fernández (quarta árbitra); Marco Fritz e Tatiana Guzman (VAR)
Público: 40.958 presentes

Cartões amarelos: Diana Gomes, Carole Costa e Catarina Amado (POR); Rose Lavelle, Sophia Smith e Naomi Girma (EUA)
Gols: -

PORTUGAL (Técnico: Francisco Neto)
Inês Pereira; Ana Borges, Diana Gomes, Carole Costa e Catarina Amado (Joana Marchão); Dolores Silva, Andreia Norton (Telma Encarnação), Tatiana Pinto e Kika Nazareth (Andreia Jacinto); Jéssica Silva e Diana Silva (Ana Capeta)

ESTADOS UNIDOS (Técnico: Vlatko Andonovski)
Alyssa Naeher; Emily Fox, Julie Ertz, Naomi Girma e Crystal Dunn (Kelley O'Hara); Andi Sullivan, Rose Lavelle e Lindsey Horan (Emily Sonnett); Lynn Williams (Trinity Rodman), Sophia Smith (Megan Rapinoe) e Alex Morgan (Alyssa Thompson)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter