!História feita! Portugal bate Vietnã e conquista primeira vitória na história da Copa do Mundo Feminina
Ainda na primeira etapa, Telma Encarnação e Kika Nazareth marcaram os gols do triunfo português
- Matéria
- Mais Notícias
Na madrugada desta quinta-feira, a seleção de Portugal venceu o Vietnã por 2 a 0, em jogo válido pelo grupo E da Copa do Mundo Feminina. Ainda no primeiro tempo, Telma Encarnação e Francisca Nazarath marcaram os gols do primeiro triunfo da Seleção das Quinas na história da competição.
Relacionadas
+ Confira todas as informações da Copa do Mundo Feminina
Com o resultado, a equipe de Portugal foi a três pontos, na terceira colocação, e embolou a chave. Estados Unidos e Holanda têm quatro pontos cada, nas duas primeiras colocações. Já o Vietnã, com zero, está eliminado.
+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90
Veja os cinco principais lances do confronto
!SEM DEMORA! Logo aos sete minutos, a seleção de Portugal marcou o primeiro. Em saída rápida pela direita, Lúcia Alves foi acionada e achou um cruzamento milimétrico para Telma Encarnação chegar batendo de primeira, de bate-pronto. A goleira vietnamita ficou vendida no lance e só olhou a celebração das europeias, que marcaram o seu primeiro gol em Copas.
!QUE CHANCE! Minutos depois, a trave evitou o segundo gol português. Lúcia Alves, sempre chegando à frente, achou grande passe no meio da defesa para Francisca Nazareth, que cruzou com açúcar. Tatiana Pinto apareceu como elemento surpresa na primeira trave e desviou, mas a bola pegou na trave, voltou em sua perna e saiu pela linha de fundo.
!PRESENTE PERFEITO! Aos 21, a equipe portuguesa liquidou a fatura. Jéssica Silva ganhou disputa pelo alto, Telma pegou a segunda bola e achou grande passe para Kika Nazareth, que, frente a frente, bateu cruzado, tirando da goleira para ampliar a vantagem.
!FALTOU CONFIANÇA! Aos 19 da segunda etapa, Andreia Jacinto achou lindo passe na área para Jéssica Silva. A camisa 10 evitou a saída, girou e cruzou na cabeça de Telma, que pareceu ter ficado com medo de se chocar com a adversária e tirou a força da cabeçada, mesmo livre na pequena área. A bola correu e saiu pela linha de fundo
!QUE LOUCURA! Três minutos depois, em recuperação de bola na intermediária esquerda, Telma ajeitou para Joana Marchão, que tentou bater com a perna esquerda. A princípio, era um chute mascado, que passaria bem por cima do gol. Mas de repente, a bola caiu, surpreendeu a defesa e bateu no travessão. Na sobra, Telma dominou no peito e bateu forte, obrigando Thi Kim Thanh a fazer grande defesa.
Como foi o primeiro tempo?
Como era de se esperar, a equipe de Portugal começou o jogo em pressão total. Jéssica Silva e Francisca Nazareth perderam grandes chances de abrir o placar ainda antes dos cinco minutos de jogo. Aos 7, o talento de Telma Encarnação, que já havia entrado muito bem na estreia contra a Holanda, fez valer a escolha de Francisco Neto ao marcar em belo cruzamento de Lúcia Alves. 14 minutos depois, Francisca Nazareth ampliou a vantagem e deixou a situação tranquila.
E a segunda etapa?
Com a vantagem no placar e uma nítida superioridade futebolística, coube à Seleção das Quinas apenas controlar o jogo sem sofrer sustos. O Vietnã não mostrou poderio algum no setor ofensivo e poderia ter sofrido mais gols, mas a goleira Thi Kim Thanh fez boas defesas e garantiu uma desvantagem de apenas dois gols. Vitória histórica e importante para manter estáveis as chances de classificação para Portugal.
Como ficou a situação das equipes?
As europeias chegaram a três pontos com a vitória, ficando na terceira colocação. Uma simples vitória basta na última rodada, mas a adversária será a equipe dos Estados Unidos, favorita ao título. Já o Vietnã, com zero pontos, não tem mais chances de classificação, e cumprirá tabela na última rodada contra a Holanda.
+ Na reedição da última final, Estados Unidos e Holanda empatam na Copa do Mundo Feminina
FICHA TÉCNICA
Portugal 2x0 Vietnã
Data e horário: quinta-feira, 27 de julho de 2023, às 4h30 (de Brasília)
Local: FMG Stadium Waikato, em Hamilton (NZE)
Arbitragem: Salima Mukansanga (árbitra); Queency Victoire e Mary Njoroge (auxiliares); Anahi Fernández (quarta árbitra); Adil Zourak e Daiane Muniz (VAR)
Público: 6.645 presentes
Cartões amarelos: Ana Borges (POR)
Gols: Telma Encarnação, aos 7', e Francisca Nazareth, aos 21' (POR)
PORTUGAL (Treinador: Francisco Neto)
Patrícia Sousa; Ana Borges, Carole Costa e Ana Seiça (Sílvia Rebelo); Lúcia Alves, Andreia Jacinto (Ana Rute), Tatiana Pinto, Joana Marchão e Francisca Nazareth (Ana Capeta); Jéssica Silva (Andreia Norton) e Telma Encarnação (Carolina Mendes)
VIETNÃ (Treinador: Mai Duc Chung)
Thi Kim Thanh; Thi Thu Thao, Thi Thu Thuong (Chuong Thị Kieu.), Le Thi Diem My, Tran Thi Thu e Hoang Thi Loan; Duong Thi Van (Tran Thi Hai Linh), Thai Thi Thao, Nguyen Thi Bich Thuy (Ngan Thị Vạn Su)e Nguyễn Thị Thanh Nhã; Huynh Nhu (Pham Hai Yen.)
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias