A surpreendente derrota da Argentina na estreia da Copa do Mundo para a Arábia Saudita pode custar caro. Uma derrota para o México, no sábado, combinada a uma vitória da Arábia ou da própria Polônia eliminam a seleção, antes vista como uma das favoritas, já na primeira fase do Mundial, na segunda rodada da fase de grupos.
A conta para a Argentina sair já na próxima rodada é muito simples. Os "hermanos" estão na lanterna do grupo, sem pontos, enquanto a Arábia soma três e Polônia e México um ponto, cada. Se a Argentina perder para o México, os mexicanos chegam a quatro pontos. Tendo qualquer vencedor entre Arábia Saudita e Polônia, os nossos vizinhos já não alcançariam mais dois rivais. Ou seja, eliminação precoce.
Se a Argentina empatar, ainda terá chances de classificação, independentemente do resultado entre Polônia e Arábia Saudita. Se empatar, a Argentina entra na última rodada precisando vencer a Polônia e torcendo para o México não vencer a Arábia Saudita. Isso porque o México poderia chegar aos cinco pontos, enquanto a equipe de Lionel Messi a apenas quatro pontos. A Arábia pode atingir ainda 9 pontos, enquanto a Polônia pode chegar a sete em caso de duas vitórias.
+ Copa do Mundo: veja os maiores artilheiros da história do torneio
Uma boa notícia para os torcedores da Argentina é que a seleção já começou sendo derrotada em uma Copa do Mundo e conseguiu a classificação mesmo com esse cenário adverso. E mais de uma vez. No Mundial de 1990, os "hermanos", que eram os atuais campeões, foram surpreendidos por Camarões - a sensação daquela Copa - derrota por 1 a 0. Depois, a equipe bateu a União Soviética, empatou com a Romênia e confirmou a classificação, eliminando o Brasil, inclusive, nas oitavas de finais. Depois, passou por Iugoslávia e Itália, perdendo apenas na final para a Alemanha.
Em 1974, os argentinos também foram derrotados em seu primeiro jogo, diante da Polônia, por 3 a 2, mas se recuperaram com um empate com a Itália e vitória sobre o Haiti, garantindo a segunda posição do grupo. A seleção argentina foi eliminada na segunda fase, em um grupo com Alemanha Ocidental, Brasil e Holanda. Já em 1982, foi derrotada na estreia para a Bélgica, por 1 a 0, mas ainda avançou até a segunda fase, ficando pelo caminho contra Brasil e Itália.
+ Ainda é possível? Argentina já conviveu com tropeços e deu a volta por cima em Copas. Relembre outros momentos
No total em estreias em Mundiais, a Argentina soma 18 jogos, com 11 vitórias, um empate e seis derrotas.
VEJA AS ESTREIAS DA ARGENTINA EM COPAS
1930 - Argentina 1x0 França - Vice-campeã
1934 - Argentina 2x3 Suécia - Eliminada nas oitavas de final
1958 - Argentina 1x3 Alemanha Ocidental - Eliminada na fase de grupos
1962 - Argentina 1x0 Bulgária - Eliminada na fase de grupos
1966 - Argentina 2x0 Espanha - Eliminada nas quartas de final
1974 - Argentina 2x3 Polônia - Eliminada na 2ª Fase
1978 - Argentina 2x1 Hungria - Campeã
1982 - Argentina 0x1 Bélgica - Eliminada na 2ª Fase
1986 - Argentina 3x1 Coréia do Sul - Campeã
1990 - Argentina 0x1 Camarões - Vice-campeã
1994 - Argentina 4x0 Grécia - Eliminada nas oitavas de final
1998 - Argentina 1x0 Japão - Eliminada nas oitavas de final
2002 - Argentina 1x0 Nigéria - Eliminada na fase de grupos
2006 - Argentina 2x1 Costa do Marfim - Eliminada nas quartas de final
2010 - Argentina 1x0 Nigéria - Eliminada nas quartas de final
2014 - Argentina 2x1 Bósnia - Vice-campeã
2018 - Argentina 1x1 Islândia - Eliminada nas oitavas de final
2022 - Argentina 1x2 Arábia Saudita