Abertura da primeira Copa do Mundo no Brasil completa 68 anos
Em 24 de junho de 1950, Brasil venceu o México no primeiro jogo oficial do Maracanã, estádio erguido para a Copa com capacidade recorde de 200 mil pessoas
- Matéria
- Mais Notícias
Enquanto a bola rola na Copa do Mundo da Rússia, este 24 de junho marca mais um aniversário da abertura do primeiro Mundial disputado no Brasil. Há exatos 68 anos, em 24 de junho de 1950, o Maracanã recebeu seu primeiro jogo oficial na vitória da Seleção Brasileira por 4 a 0 sobre o México, em tarde de grande atuação de Ademir de Menezes, artilheiro do torneio, autor de dois gols na partida. Jair Rosa Pinto e Baltazar marcaram os outros gols.
Foi apenas a quarta Copa da história, disputada 12 anos depois do Mundial da França, em 1938 - não houve torneio em 1942 e 1946 por conta da Segunda Guerra Mundial. Erguido em tempo recorde e com capacidade para 200 mil pessoas na época, o Maracanã, no Rio de Janeiro, tornou-se o maior estádio de futebol do planeta para receber a competição. Com 13 equipes e 22 partidas, a primeira Copa no Brasil teve média de público de 60.773, número que só foi superado em 1994, nos Estados Unidos.
Relacionadas
Alguns países desistiram de viajar ao Brasil, como França, Escócia, Turquia e Índia. A Alemanha estava desfiliada da Fifa por causa da guerra, assim como o Japão. Jogaram a Copa, além do Brasil: Bolívia, Chile, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Iugoslávia, México, Paraguai, Suécia, Suíça e Uruguai, o campeão ao bater os brasileiros na decisão: o eterno Maracanazo.
O histórico duelo vencido por 2 a 1 pelos uruguaios foi o jogo do título, mas não foi um final, na única Copa em que ela não existiu. Num grupo com quatro seleções na última fase, calhou que Brasil e Uruguai decidissem a taça no duelo final, em 16 de julho de 1950.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias