Há 20 anos, Brasil abriu com vitória a Copa do Mundo da França
Mundial de 1998 foi o primeiro com 32 seleções, modelo que é adotado até os dias de hoje e pode ser extinto após a Copa da Rússia. Seleção Brasileira ficou com o vice-campeonato
Há exatos 20 anos, começava a Copa do Mundo da França... Foi a última vez que um campeão fez o jogo de abertura do torneio, honraria que ficou com o Brasil, dono da taça do Mundial anterior, em 1994 - hoje é a seleção da casa que faz a partida inaugural. A Seleção Brasileira venceu a Escócia por 2 a 1, em 10 de junho de 1998, no estádio Saint-Denis, em Paris.
César Sampaio marcou o primeiro gol da Copa, logo aos 4 minutos de jogo, de cabeça. Colins, de pênalti, empatou aos 38 e, na etapa final, Boyd, contra, após chute cruzado de Cafu, desempatou a partida a favor dos brasileiros.
A Copa da França foi a primeira com 32 seleções, mudando o formato com 24 que vigorou até 1994, no Estados Unidos. A fórmula de disputa (64 partidas ao todo) é a mesma da Copa deste ano, na Rússia, modelo este que está com os dias contados. A Fifa já cogita ter 48 equipes da Copa do Qatar, em 2022.
O Brasil passou em primeiro lugar de seu grupo, com vitórias sobre Escócia e Marrocos e derrota para a Noruega. Triunfos seguintes sobre Chile, Dinamarca e Holanda levaram a Seleção até a final, perdida por 3 a 0 para a França, que levou sua primeira Copa do Mundo, para delírio da torcida da casa.
A Seleção abriu o Mundial há exatos 20 anos com Taffarel, Cafu, Aldair, Junior Baiano e Roberto Carlos; César Sampaio, Giovanni (Leonardo), Dunga e Rivaldo; Bebeto (Denílson) e Rivaldo, time este comandado por Zagallo.