A Espanha contou com o oportunismo de Aspas para bater a Tunísia por 1 a 0, no último amistoso das duas seleções antes da Copa do Mundo. O atacante do Celta de Vigo entrou no segundo tempo e garantiu o triunfo da Fúria, em partida realizada em Krasnodar, na Rússia.
Já no país da Copa, a Espanha controlou a partida e foi muito superior em campo. Contudo, não estava em um dia inspirado, principalmente no quesito finalização. Os europeus tinham a bola, mas falhavam na conclusão.
Lopetegui pôde testar quem atuará na lateral direita nos primeiros jogos da Copa do Mundo. Com Carvajal ainda lesionado, o treinador colocou Odriozola como titular, mas lançou Nacho no intervalo. Rodrigo também começou jogando, deixando Diego Costa no banco de reservas.
David Silva, Isco e Iniesta eram responsáveis por levar a Fúria ao ataque, mas não estavam em bom dia. Talvez se poupando para a disputa da Copa. Além de Nacho, Lucas Vázquez e Koke foram a campo, nas vagas de Isco e Thiago Alcântara.
Porém, as substituições que surtiram mais efeito foram feitas no decorrer da etapa final. Diego Costa foi a campo no lugar de Rodrigo, enquanto Aspas entrou na vaga de Alba. David Silva deu lugar a Asensio.
Aos 39 minutos, o gol que selou a vitória espanhola. Diego Costa foi lançado, driblou o goleiro, mas acabou se enrolando com a bola. O atacante do Atlético de Madrid retomou o controle da jogada e rolou para Aspas bater firme e vencer o goleiro Mathlouthi.
Os espanhóis estreiam na Copa do Mundo no dia 15 de junho, no clássico contra Portugal. Marrocos e Irã completam o Grupo B.
Já a Tunísia faz o seu primeiro jogo no dia 18, diante da Inglaterra. Bélgica e Panamá fecham o Grupo G.