Tetracampeã, a Alemanha é uma das favoritas a conquistar a Copa do Mundo Qatar 2022. Depois do vexame em cair na primeira fase do Mundial da Rússia e ser eliminado da última Eurocopa nas oitavas de final, Joachim Löw deixou o comando técnico para a chegada de Hansi Flick, na época campeão da Liga dos Campeões com o Bayern de Munique.
O novo treinador foi contratado a peso de ouro e teve carta branca para impor as suas convicções. Hansi Flick convocou jovens que ainda são promessas na Alemanha e barrou campeão do mundo em 2014, mostrando que está levando em consideração o talento e a renovação.
O CAMINHO ATÉ CHEGAR AO QATAR
Dona da melhor campanha das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo, a Alemanha somou 27 pontos em 10 jogos, com nove vitórias e apenas uma derrota, 36 gols marcados e quatro sofridos. Os rivais do Grupo J foram a Macedônia do Norte, Romênia, Armênia, Islândia e Liechtenstein.
LISTA DE CONVOCADOS
Dos 26 jogadores convocados por Hansi Flick, 20 atuam na Alemanha. A média de idade dos jogadores é de 27,3 anos.
Goleiros: Manuel Neuer (Bayern de Munique), Marc-André ter Stegen (Barcelona) e Kevin Trapp (Eintracht Frankfurt)
Defensores: Armel Bella Kotchap (Southampton), Matthias Ginter (Freiburg), Christian Günter (Freiburg), Thilo Kehrer (West Ham), Lukas Klostermann (RB Leipzig), David Raum (RB Leipzig), Antonio Rüdiger (Real Madrid), Nico Schlotterbeck (Borussia Dortmund) e Niklas Süle (Borussia Dortmund)
Meias: Julian Brandt (Borussia Dortmund), Leon Goretzka (Bayern de Munique), Mario Götze (Eintracht Frankfurt), İlkay Gündoğan (Manchester City), Jonas Hofmann (Borussia Mönchengladbach), Joshua Kimmich (Bayern de Munique) e Jamal Musiala (Bayern de Munique)
Atacantes: Karim-David Adeyemi (Borussia Dortmund), Niclas Füllkrug (Werder Bremen), Serge Gnabry (Bayern de Munique), Kai Havertz (Chelsea), Youssoufa Moukoko (Borussia Dortmund), Thomas Müller (Bayern de Munique) e Leroy Sané (Bayern de Munique)
TIME-BASE DA ALEMANHA
Neuer; Klostermann, Süle, Rüdiger e Raum; Kimmich, Gündogan; Gnabry, Müller e Sané; Havertz.
PARA FICAR DE OLHO
A Alemanha conta com grandes estrelas do futebol mundial como o goleiro Neuer, o zagueiro Rüdiger, os meias Kimmich e Gündogan, além dos atacantes Havertz e Thomaz Müller, que soma 10 gols em Copas do Mundo. No entanto, nomes menos badalados também chamam a atenção como os jovens Musiala, de 19 anos e Moukoko, de 17, que representam a nova geração alemã.
AUSÊNCIAS
Craque do Real Madrid, Toni Kroos está aposentado da seleção alemã desde a eliminação na Eurocopa. Já Timo Werner e Marco Reus não foram convocados por causa de lesão. O zagueiro Hummels, campeão em 2014, ficou de fora por opção técnica.
AGENDA DA ALEMANHA
23 de novembro (quarta-feira), às 10h (de Brasília)
Alemanha x Japão - 1ª rodada do Grupo E
27 de novembro (domingo), às 16h (de Brasília)
Espanha x Alemanha - 2ª rodada do Grupo E
1º de dezembro (quinta-feira), às 16h (de Brasília)
Costa Rica x Alemanha - 3ª rodada do Grupo E
OS POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS NAS OITAVAS DE FINAL
Se avançar para a próxima fase da Copa do Mundo, a Alemanha terá pela frente as seleções do Grupo F, que conta com Bélgica, Canadá, Croácia e Marrocos. Classificado em primeiro, jogará no dia 5 de dezembro (segunda-feira), às 12h (de Brasília), contra o segundo lugar do Grupo F. Caso passe na segunda posição, os alemães entrarão em campo um dia depois (terça-feira), às 12h (de Brasília), contra o líder do Grupo F.