Há 40 anos, Argentina eliminou a França e deu passo rumo ao título
Gol do ainda jovem Platini para os franceses não evitou a vitória dos argentinos por 2 a 1, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Argentina garantiu sua classificação na Copa
Há exatos 40 anos, a Argentina deu seu segundo passo rumo ao primeiro título mundial, conquistado em casa, na Copa do Mundo de 1978. Foi em 6 de junho daquele ano, quatro dias após bater a Hungria por 2 a 1 na estreia, que os argentinos derrubaram a França, pelo mesmo placar, e se classificaram dentro do Grupo 1, que tinha ainda a presença da Itália.
O Monumental de Nuñez recebeu 71.666 pessoas para o duelo que começou às 19h15, com a Argentina escalada da mesma forma da estreia: Ubaldo Fillol, Luis Galván, Jorge Olguín, Daniel Passarella e Alberto Tarantini, Osvaldo Ardiles, Américo Gallego e José Valencia, René Houseman, Leopoldo Luque e Mario Kempes formaram os 11 titulares do técnico César Menotti. Do lado francês, um jovem já dava sinais de genialidade: Michel Platini, aos 22 anos, um talento que despontou ao levar o Nancy ao título da Copa da França em 1977-78.
De pênalti, já no finzinho do primeiro tempo, aos 45 minutos, Passarella colocou os donos da casa na frente em uma partida equilibrada. Platini empatou logo aos 15 do segundo tempo. Luque desempatou para a Argentina, aos 28, garantindo a vaga à próxima fase e eliminando os franceses.
A rodada final, contra a Itália, virou um jogo de classificados vencido por 1 a 0 pelos italianos. Um dos grupos das quartas de final, que acabou em polêmica, foi formado por Argentina, Brasil, Polônia e Peru. Os argentinos passaram com a suspeita goleada por 6 a 0 sobre o Peru (só o líder se classificava), foram à final contra a Holanda e garantiram o título, conquistado em 25 de junho.