menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Há 28 anos, Caniggia e Maradona derrubaram o Brasil na Itália

Argentinos venceram os brasileiros nas oitavas de final da Copa do Mundo de 1990. Uma eliminação traumática que só foi curada para muitos jogadores quatro anos depois...

Argentina 1x0 Brasil - 24/06/1990 em Turim (Copa do Mundo)
imagem cameraClaudio Caniggia derrubou o Brasil na Copa do Mundo de 1990, na Itália (Foto: Reprodução)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 20/06/2018
16:10
Atualizado em 24/06/2018
10:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

Foi num dia 24 de junho que a Argentina eliminou o Brasil de uma Copa do Mundo. Aconteceu em 1990, mais precisamente no estádio Delle Alpi, em Turim, na Itália. Claudio Caniggia tornou-se o carrasco brasileiro em uma das derrotas mais doloridas da história da Seleção Brasileira, nas oitavas de final.

O técnico Sebastião Lazaroni caiu em desgraça após a Copa. O curioso é que a melhor atuação da equipe foi justamente na partida da eliminação. Nem Brasil e nem Argentina tinham encantado até o encontro na fase eliminatória. Do lado argentino, o time de Carlos Bilardo avançou como um dos terceiros de seu grupo, após uma histórica estreia com derrota para Camarões. A Seleção avançou vencendo Costa Rica, Suécia e Escócia, mas com atuações criticadas.

A bola rolou para as oitavas e o Brasil parecia ter despertado, com Muller e Careca dando muito trabalho aos marcadores argentinos. Dunga acertou a trave. Quase todas as chances do primeiro tempo foram da Seleção Brasileira, que voltou do intervalo outra vez em cima dos argentinos e acertando mais bolas na trave. Mas a história mudou a dez minutos do fim...


Maradona resolveu acordar no jogo, driblou boa parte da defesa brasileira e tocou para Caniggia mandar a bola para a rede de Taffarel. O Brasil foi com tudo em busca da reação, mas o máximo que conseguiu foi criar uma ótima chance desperdiçada por Muller aos 45 minutos. Era o fim da linha... A geração voltou ao Brasil com rótulo de perdera, enquanto que na Argentina a idolatria sobre Maradona só aumentou. A história só mudaria para muitos daqueles jogadores brasileiros na conquista do Tetra, na Copa do Mundo de 1994.

O Brasil foi a campo contra a Argentina na Copa da Itália com Taffarel, Ricardo Gomes, Ricardo Rocha e Mauro Galvão (Renato Gaúcho); Jorginho, Dunga, Alemão (Silas), Valdo e Branco; Careca e Muller. O time argentino seguiu até a final do Mundial e ficou com o vice após perder da Alemanha.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias