Cissé lamenta revés para Colômbia, e afirma: ‘Perdemos o controle do jogo’
Senegal foi eliminado da Copa do Mundo nesta quinta-feira, após sofrer derrota por 1 a 0 para a Colômbia
A eliminação de Senegal após derrota por 1 a 0 para a Colômbia no encerramento do Grupo H pesou não só para o país, mas para todo o continente africano, que não terá um representante nas oitavas de final desde 1986, quando o regulamento da Copa do Mundo definiu que 16 times seriam classificados para o mata-mata.
Após o confronto, o técnico Aliou Cissé, que é o mais jovem a comandar uma equipe nesta edição do Mundial, comentou o resultado. Apesar da tristeza pela eliminação, ele afirmou que a seleção senegalesa terá dias melhores.
- Só nós (Senegal) e a Nigéria conseguimos lutar até o terceiro jogo. Mas também temos que falar sobre o sorteio dos grupos. Sempre jogamos contra os favoritos. Ai é difícil. Tenho certeza que teremos dias melhores pela frente. Não passamos vergonha, lutamos até o fim. E o nível desta Copa está muito parelho - disse.
Senegal se despede da competição na terceira colocação, com os mesmos quatro pontos do Japão, que se classificou em segundo lugar. Os Samurais Azuis levaram a vantagem por terem menos cartões amarelos.
- São as regras que a Fifa estabeleceu. Preferíamos ter saído de outro jeito, mas é uma pena. Conhecemos as regras. Senegal teve o futebol comprometido e, pelo nosso jogo, às vezes tomamos amarelos. É a vida - lamentou o treinador.
Apesar do resultado negativo, a seleção senegalesa dominou amplamente a disputa no primeiro tempo, tendo mais posse de bola do que a Colômbia. Na visão de Cissé, a etapa inicial foi o momento que seus comandados tiveram para abrir o placar, pois, na etapa complementar, os rivais tiveram um desempenho melhor.
- Podíamos ter feito um gol no primeiro tempo. No futebol é assim, quando se está forte, tem que aproveitar o momento. No segundo tempo, eles acertaram mais do que nós, e perdemos o controle do jogo.
Mesmo com a eliminação, a seleção senegalesa deixa a disputa com a admiração dos torcedores do mundo inteiro pela garra que mostrou em cada partida, mesmo sendo uma equipe modesta em relação aos rivais. Cissé se despede da Rússia orgulhoso da atuação do time e confiante de que logo estará comemorando conquistas.
- Estou orgulhoso desta geração de jogadores, que lutam sempre por Senegal. Tenho certeza que muita coisa boa nos espera no futuro. (...) Não somos uma equipe como a Alemanha, que é grande e ficou fora. Somos uma equipe que tem muito o que conquistar lá na frente.