Clube que é base da Rússia parou nas quartas do último torneio europeu

CSKA não conquistou o último Campeonato Russo, mas é quem mais tem jogadores no time titular dos anfitriões do Mundial, que enfrentam a Croácia, pelas quartas de final

Escrito por

A Rússia conta em seu elenco da Copa do Mundo com 21 jogadores que atuam em times locais, e a base da escalação principal do técnico Stanislav Cherchesov é o CSKA, equipe de Moscou que teve quatro dos 11 escalados no último domingo, contra a Espanha. Eles devem continuar na formação diante da Croácia, no sábado, pelas quartas de final do Mundial, exatamente a fase em que o quarteto parou no último torneio continental que disputou por seu clube.

O CSKA só não tem representantes entre os titulares da seleção no ataque, mas fornece o goleiro Akinfeev (capitão e herói na classificação nos pênaltis, contra a Espanha), o lateral-direito brasileiro naturalizado Mário Fernandes, o zagueiro Ignashevich e o meia Golovin. Eles participaram da campanha do clube na Liga Europa que parou nas quartas de final, eliminado pelo Arsenal - 4 a 1 na Inglaterra e 2 a 2 na Rússia.

O CSKA, contudo, começou a temporada disputando a Liga dos Campeões. Passou por AEK Atenas (Grécia) e Young Boys (Suíça) nas fases preliminares e caiu na chave que tinha Manchester United (Inglaterra), Basel (Suíça) e Benfica (Inglaterra). Ficou em terceiro, acumulando três derrotas e três vitórias (venceu o Benfica duas vezes e o Basel). Entrou na Liga Europa batendo Estrela Vermelha, da Sérvia, e Lyon, da França, até parar no Arsenal.

Na última temporada europeia, o CSKA, que é um dos principais times do país, não conseguiu nenhum título. No Campeonato russo, ficando na segunda colocação, somando dois pontos a menos em relação ao Lokomotiv, também de Moscou. A última taça levantada pela equipe foi em 2016, na conquista da liga nacional.

No elenco russo, o CSKA tem ainda um quinto jogador: o meia Dzagoev, que é reserva, sofre com dores na costa e pode até ser desfalque contra a Croácia. Mas o clube de Moscou não é o time com mais representantes na seleção, sendo superado pelos seis do Zenit - três titulares (os meias Kuziaev e Zhirkov e o atacante Dzyuba).

Na análise da última temporada europeia, o Zenit (que é de São Petersburgo, cidade que também recebe partidas da Copa do Mundo) foi ainda pior do que o CSKA. Na Liga Europa, liderou um grupo que tinha Real Sociedad (Espanha), Rosenborg (Noruega) e Vardar (Macedônia), passou pelo Celtic (Escócia) e parou nas oitavas de final, diante do Leipzig - derrota por 2 a 1 na Alemanha e 1 a 1 em casa. No Campeonato Russo, ficou em quinto lugar, a sete pontos do Lokomotiv, que levantou a taça.

Os outros times com representantes entre os titulares da Rússia no último domingo, contra a Espanha, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, são o Spartak (o zagueiro Kutepov, o volante Zobnin e o lateral/volante Samedov) e o Rubin Kazan (o zagueiro/lateral Kudriashov).

Na ordem de clubes com mais representantes na seleção da Rússia neste Mundial, o Zenit lidera, com seis, seguido pelos cinco do CSKA, três do Spartak, dois de Rubin Kazan, Krasnodar e Lokomotiv e um de Akhmat, Brugge (Bélgica) e Villarreal (Espanha).

Croácia e Rússia se enfrentam às 15h (horário de Brasília) deste sábado, em Sochi, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Quem passar encarará nas semifinais o vencedor do duelo entre Suécia e Inglaterra, que jogam também no sábado, às 11h, em Samara.

Siga o Lance! no Google News