Polônia
escudo default
0
3
escudo default
Colômbia

Mina, pressão… Como a Colômbia goleou e tirou a Polônia da Copa

Colômbia brilhou com habilidade do setor ofensivo e seguiu viva por vaga nas oitavas

Escrito por

Tudo deu certo para os colombianos neste domingo. Na Arena Kazan, os comandados de José Pékerman apresentaram uma postura organizada, nada parecida com a do confronto de estreia, contra o Japão. A Colômbia dominou amplamente a Polônia e goleou por 3 a 0 as Águias Brancas, que já não têm mais chances de classificação às oitavas de final após duas derrotas consecutivas. Yerry Mina, Falcao García e Cuadrado marcaram os gols da vitória colombiana e se redimiram com a torcida em jogo com show de assistências de James Rodríguez. Do outro lado, nem o maior artilheiro da seleção polonesa, Robert Lewandowski, deu jeito na bagunça que foi o time da Polônia.

INÍCIO PEGADO


A tranquilidade passou longe da Arena Kazan neste domingo. Brigando pela permanência na Copa do Mundo, as equipes tentaram não deixar o nervosismo transparecer, mas as recorrentes faltas no primeiro tempo mostraram o contrário. Foram cinco em apenas dez minutos e o início do jogo foi pegado, principalmente pela intensa marcação da Polônia, que evitou dar espaços para os avanços dos sul-americanos.

Como já era de se imaginar, Lewandowski e James Rodríguez, considerados as principais peças da seleção polonesa e colombiana, respectivamente, foram duramente bloqueados. Ainda assim, as primeiras jogadas perigosas partiram do ataque polônes, que se sobressaiu pela organização enquanto a Colômbia ainda tentava se acertar.

COLÔMBIA ASSUME O COMANDO DO JOGO
Da beira do campo, Pékerman, que estava aflito, colocou ordem na Colômbia, que logo se recuperou no jogo, ganhou espaços e lançou seus primeiros contra-ataques. No meio de campo, James Rodríguez manteve boa posse de bola e até arriscou o gol após furada de Falcao, errando por pouco. Na sequência, o meia puxou a bola e deixou na medida para o camisa 9, que se atrasou. A hora de finalizar parecia um martírio.

DE CABEÇA, MINA ABRE O PLACAR
No final do primeiro tempo, a postura dos times já estava invertida. Se antes era a Polônia quem comandava as bolas perigosas, a Colômbia conseguiu dominar a partida abusando da marcação adiantada e jogadas altas. Com velocidade, Cuadrado invadiu a grande área, driblou dois marcadores, mas teve o chute travado. Na sequência, James recebeu livre pela direita e cruzou na medida para Mina, que aproveitou o seu 1,95m de altura para subir mais que a defesa e deixar a bola no fundo do gol. Sem chances para Szczesny, que assistiu a dança da comemoração "de camarote".

PRESSÃO COLOMBIANA
Não se sabe como foi a conversa no vestiário, mas intensidade da seleção colombiana foi mantida para etapa final. Embalado, James Rodríguez acertou cruzamentos e passes com agilidade e se destacou ao lado de Quintero na criação. A postura de Cuadrado também chamou a atenção. Se o meia tinha deixado a desejar pela "fome" contra o Japão, neste domingo ele soube manter a calma e deixou os companheiros em boas condições de gol.

POLÔNIA APAGADA
Concentrada em se defender das constantes investidas do rival, a Polônia atacou sem grandes perigos até a tentativa de Lewa, aos 12 minutos. Sozinho, o camisa 9 recebeu lançamento da defesa polonesa, dominou e mandou em direção ao gol, mas Ospina se adiantou sabiamente e travou o chute. Após o lance, a Colômbia voltou a se atentar na marcação e conseguiu impedir todos os avanços dos rivais.

FALCAO HONRA A BRAÇADEIRA
Capitão da seleção colombiana e esperança de gols da equipe, o atacante Falcao sofreu durante a partida com tentativas frustradas, mas conseguiu se redimir com a torcida aos 23 minutos ao marcar seu primeiro gol em Copas do Mundo. No lance, Quintero recebeu a bola na intermediária e deixou na medida para o artilheiro da seleção ampliar a vitória. Apenas seis minutos se passaram até Juan Cuadrado receber passe certeiro de James Rodríguez e sair em velocidade livre para colocar no canto direito do goleiro Szczesny.

DESESPERO POLONÊS NOS MINUTOS FINAIS
Em bobeira da zaga colombiana, a bola sobrou para Zielinski, que abriu espaço para finalizar, mas Uribe travou o chute a centímetros da meta. Em resposta, a Colômbia voltou ao ataque e foi o próprio Uribe que ficou perto de ampliar de calcanhar, mas Bednarek chegou a tempo de salvar em cima de linha e evitar o quarto gol. Insistente, Lewandowski recuperou a bola e arriscou o gol da entrada da área, mas ninguém passou por Ospina neste domingo.


FICHA TÉCNICA
POLÔNIA 0 X 3 COLÔMBIA

Local:
Arena Kazan, Kazan (RUS)
Árbitro: Cesar Arturo Ramos (MEX)
Assistentes: Marvin Torrentera (MEX) e Miguel Hernandez (MEX)
Data-Hora: 24/6/2018 - 15h
Cartões amarelos: Bednarek, Goralski (POL)
Cartões vermelhos: -

Gols: Yerry Mina (40'/1ºT) (0-1), Falcao García (25'/2ºT) (0-2), Cuadrado (30'/2ºT)(0-3)

POLÔNIA: Szczesny, Piszczek, Bednarek, Pazdan (Glik, 34 /2ºT); Krychowiak, Goralski, Bereszynski (Teodorczyk, 26'/2ºT), Rybus, Zielinski; Lewandowski, Kownacki (Grosicki, 11'/2ºT). Técnico: Adam Nawalka.

COLÔMBIA: Ospina, Arias, Davinson Sánchez, Mina, Mojica; Barrios, Aguilar (Uribe, 30'/1ºT), Juan Cuadrado, Quintero (Lerma, 27'/2ºT), James Rodríguez; Falcao (Bacca, 32'/2ºT). Técnico: José Pékerman.

* Sob supervisão de Vinícius Perazzini

Siga o Lance! no Google News