Colômbia quer vitória para seguir sonhando com marca inédita
Los Cafeteros jogam nesta quinta-feira contra o Senegal em busca de classificação para a fase mata-mata e tentar bater a melhor marca da seleção em Copas, chegando as semis
A Colômbia entra em campo na próxima quinta-feira para enfrentar o Senegal na terceira rodada do Grupo H da Copa do Mundo. Comandada por José Pékerman, a equipe sul-americana precisa da vitória para avançar às oitavas de final e continuar sonhando em quebrar a melhor marca da seleção na história de um Mundial, chegando as semifinais.
Apesar das boas gerações colombianas da década de 90 e da última Copa, os latinos nunca tiveram tradição em mundiais. A Colômbia conseguiu seu primeiro título de expressão em 2001, quando foi campeã da Copa América. No entanto, em Copas do Mundo, nunca conseguiram ficar entre os quatro melhores da competição, tendo na quinta colocação em 2014 como a melhor marca.
Primeira Copa
Os mundiais começaram a ser disputados em 1930, quando Uruguai se sagrou campeão, todavia a Colômbia só disputou a sua primeira Copa em 1962, quando o Brasil conquistou o bicampeonato mundial.
A estreia dos colombianos em Copa não foram lá das melhores e os sul-americanos caíram na primeira fase do torneio, terminando em 14° no geral.
Década de ouro de 90
Considerada por torcedores e jornalistas como uma das melhores gerações da Colômbia, a seleção da década de 90 participou das três copas, de 90, 94 e 98. A equipe voltou a disputar os mundias, algo que não ocorria desde 1962. A seleção que contava com grandes nomes do futebol mundial como René Higuita, Freddy Rincón, Carlos Valderrama, Faustino Asprilla e Adolfo Valencia, não conseguiu nem grande feito além da presença consecutiva nos três mundiais.
Em 1990, em Copa disputada na Itália, a equipe capitaneada por Valderrama chegou às oitavas de final, onde acabou eliminada por Camarões pelo placar de 3 a 2. Quatro anos mais tarde, após ser terceira colocada na Copa América de 1993, a Colômbia estava novamente em um mundial, mas dessa vez foi eliminada logo na primeira fase após vencer apenas um jogo. Em 1998, a história não foi diferente, os sul-americanos venceram apenas uma partida na fase de grupos e não avançaram às oitavas.
Mundial no Brasil
Após disputar três Copas do Mundo seguidas, a Colômbia ficou outra três copas consecutivas de fora, voltando ao torneio em 2014, no Brasil. Ali uma nova geração do futebol colombiano surgia, com James Rodríguez, Cuadrado e Quintero, mas ainda misturada com experientes atletas, como Zapata, Yepes e Armero. Na oportunidade, os latinos fizeram boa campanha e terminaram a competição na quinta posição, sendo eliminado nas quartas pela Seleção Brasileira.
Em 2018, comandada por Falcao Garcia e James Rodriguez mais experiente, a Colômbia quer continuar avançando para chegar à uma inédita semifinal de Copa do Mundo. Começou a competição com o pé esquerdo, sendo derrotada pelo Japão na primeira rodada. Na segunda partida, entretanto, os colombianos aplicaram goleada na Polônia e esperam boa partida contra Senegal para provar que podem ir longe na Copa do Mundo de 2018.