Como será o VAR na Copa do Mundo?
Assim como no Mundial de 2018, cabine de vídeo será utilizada; Fifa anunciou, nesta sexta, que não vai divulgar os áudios do VAR após os jogos
- Matéria
- Mais Notícias
Um dos grandes temas debatidos nas mesas-redondas e entre os torcedores nos últimos anos, o VAR será utilizado na Copa do Mundo de 2022. Orientada pela Fifa, a equipe das cabines de arbitragens retorna ao Mundial depois da edição de 2018 e deve atuar apenas como um suporte dos árbitros de campo no Qatar.
Relacionadas
+ Veja todas as bolas usadas em Copas desde 1930
Em maio deste ano, a Fifa divulgou os relacionados da arbitragem para a Copa do Mundo. A lista conta com 36 árbitros, 69 assistentes e 24 árbitros de vídeo.
Na cabine do VAR, os árbitros de vídeo assistem aos jogos em diversos telões para analisar o jogo com diferentes visões. Desse modo, eles revisam lances duvidosos na partida e, de acordo com determinadas situações do jogo, podem interferir.
O VAR se mantém em contato com o juiz de campo durante a partida. Em caso de erros crassos cometidos pela arbitragem, como a marcação de um impedimento incorreto no momento de um gol, ou uma agressão de um atleta sobre outro não punida em campo, o VAR deve se posicionar, recomendando ou não a revisão do árbitro de campo no monitor, que fica localizado ao lado do gramado.
Confira todas as situações, de acordo com a International Football Association Board, que o VAR pode interferir na partida:
- Gol
- Pênalti
- Posição de impedimento
- Identificação do jogador na momento de uma expulsão
- Verificação de lance com cartão vermelho direto
- Falta ou infração na jogada originária do gol
- Saída da bola em lance de gol
- Pênalti marcado incorretamente ou não marcado
- Falta ou impedimento antes de pênalti
- Saída da bola no lance originário do pênalti
Por ser um lance exato e não interpretativo, o VAR não pode recomendar a revisão do impedimento para o juiz de campo. É papel do VAR avisar ao árbitro se ele deve manter ou alterar a sua decisão.
Diversas câmeras serão espalhadas pelo estádio para captar os melhores ângulos e oferecer as melhores condições possíveis para a arbitragem avaliar os lances com mais precisão e velocidade.
Agora, para aumentar ainda mais a velocidade das decisões, a bola Al Rihla, com tecnologia desenvolvida pela Adidas, terá um sensor que vai apontar possíveis jogadas irregulares em tempo real.
Outra novidade importante é a do impedimento semiautomático. Com 12 câmeras de rastreamento montadas dentro do estádio, além da captação da movimentação dos jogadores com 29 pontos do corpo de cada atleta, a tecnologia registrará o impedimento sem a necessidade da cabine traçar as linhas manualmente.
A Copa do Mundo estreia no dia 20 de novembro, com duelo de abertura entre Qatar, país-sede da competição, e Equador, às 13h (de Brasília). Antes do jogo, que será realizado no Al Bayt Stadium, ocorrerá uma grande cerimônia de abertura, com participação de celebridades internacionais.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias