menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Conheça o regulamento da Copa do Mundo e veja a tabela do torneio

Copa do Mundo se inicia no dia 20 de novembro e termina no dia 18 de dezembro

Taça da Copa do Mundo
imagem cameraTaça da Copa do Mundo é o objeto mais desejado pelas seleções de todo o planeta (Franck Fife/AFP)
Avatar
Lance!
Doha (QA)
Dia 13/11/2022
15:22

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Copa do Mundo de 2022 estreia no dia 20 de novembro e são comuns algumas dúvidas com relação ao regulamento do torneio. Inicialmente distribuída em grupos e, posteriormente, sendo decidida no mata-mata, a competição, que será realizada no Qatar, estabeleceu alguns critérios para a definição de classificados, números de jogadores, substituições, entre outros fatores importantes.

+ Veja a tabela completa da Copa do Mundo

+ Sérvia, Suíça e Camarões: conheça destaques dos adversários do Brasil na Copa do Mundo

CONVOCAÇÕES E SUBSTITUIÇÕES

Diferente da Copa de 2018, realizada na Rússia, cada treinador poderá levar 26 jogadores para o Qatar. Antes, só era possível convocar 23 nomes.

Os treinadores só poderão fazer alterações nas convocações em caso de lesão grave ou se algum atleta testar positivo para a covid-19. A regra só é válida até 24 horas antes da estreia da seleção na competição.

Essa mudança se dá, em parte, por conta da mudança mundial do número de substituições por partida. Desde o assolamento da pandemia da Covid-19, as equipes de clubes e seleções podem realizar até cinco substituições por jogo. A medida foi colocada em prática para diminuir o número de lesões durante a temporada.

Neste ano, a International Board, responsável por definir as regras do esporte bretão, tornou a regra oficial para as competições.

+ Veja a lista completa de jogos e horários da Copa do Mundo

SUSPENSÕES POR ADVERTÊNCIAS EM CAMPO

Com exceção dos expulsos no último jogo das eliminatórias, os jogadores terão o número de cartões zerados para a disputa da Copa do Mundo do Qatar. Porém, quem terminou o ciclo pré-Copa com cartão vermelho, terá que cumprir suspensão na primeira rodada do torneio.

Durante a Copa, o jogador que levar cartão vermelho não jogará a partida seguinte. Dependendo do caso, punições mais severas podem ser definidas pela FIFA.

Se um jogador levar dois cartões amarelos em partidas diferentes, ele terá que cumprir suspensão no jogo seguinte. No entanto, os cartões serão zerados após as quartas de final: na semifinal, qualquer atleta que tiver levado o segundo amarelo nas quartas, poderá entrar em campo.

Felipe Melo (Brasil) x Holanda na Copa do Mundo de 2010
Nas quartas de 2010, Felipe Melo levou vermelho direto e não poderia disputar semifinal caso o Brasil tivesse passado das quartas (AFP)

FASE DE GRUPOS

A partir do dia 20 de novembro, 32 seleções disputarão o troféu da Copa do Mundo. Divididas em oito grupos com quatro equipes em cada, os países foram sorteados em cerimônia realizada pela FIFA em abril deste ano. O Brasil, por exemplo, é o cabeça de chave do Grupo G, que é completado por Sérvia, Suíça e Camarões.

As cabeças de chave são as sete seleções mais bem posicionadas no ranking mundial da FIFA, além do país-sede, o Qatar.

Serão três jogos para cada equipe na competição, ou seja, uma disputa em um turno único. Em caso de vitória, a seleção vencedora conquista três pontos, enquanto a perdedora não soma nenhum ponto. Se uma partida terminar empatada, as duas equipes em campo somam um ponto.

Caso duas ou mais seleções terminem a fase de grupos com a mesma pontuação, existem dois critérios de desempate: saldo de gols, que é a diferença entre gols pró e gols contra, e número total de gols marcados (se o saldo de gols for o mesmo entre as equipes).

Apesar de bastante improvável, se os dois critérios se manterem iguais entre as seleções, outras medidas serão consideradas: pontos no confronto direto, diferença de gols entre as equipes envolvidas no confronto direto e equipe com melhor fair play.

Para definir a equipe com o jogo mais limpo, diferentes situações fazem as equipes perderem pontos: -1 ponto para cartão amarelo recebido; -3 pontos para segundo cartão amarelo e, consequentemente, o vermelho; -4 pontos para vermelho direto; -5 pontos para amarelo com vermelho direto.

MATA-MATA

Na segunda fase da competição, as duas melhores equipes de cada grupo, ou seja, 16 no total, disputam as oitavas de final.

A partir daí, todos os jogos são disputados em confronto eliminatório, no qual o vencedor passa de fase (oitavas, quartas, semis e final).

Em um confronto, se uma partida terminar empatada durante os noventa minutos, a decisão vai para a prorrogação, disputada em dois tempos de 15 minutos cada. Caso o jogo siga empatado - mesmo em caso de gols marcados pelas duas equipes durante o tempo extra -, a partida vai para a disputa por pênaltis.

Nas penalidades, cinco batedores são escolhidos pelas equipes e quem converter mais penalidades se sagra vencedor do duelo. No entanto, se continuar empatado, a disputa por pênaltis vai para o modelo alternado. Os batedores não podem repetir até que batam todos os jogadores titulares, incluindo o goleiro.

Já o cruzamento entre os grupos para a definição dos confrontos no mata-mata ocorre com os primeiros colocados enfrentando os segundos. A definição dos times que se enfrentam nas oitavas de final é subsequente: o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o primeiro do Grupo B, enquanto o segundo do B enfrenta o primeiro do A, e assim por diante.

Se o Brasil passar em primeiro lugar do Grupo G, enfrentará o segundo colocado do Grupo H, composto por Portugal, Uruguai, Gana e Coréia do Sul. 

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias