COPA #DIA12: VAR ‘brilha’, ibéricos avançam e dois duelos são definidos
Em dia marcado pela participação dos árbitros de vídeo, primeiros confrontos das oitavas de final são definidos; confira o que rolou de mais importante nesta segunda<br>
Espanha e Portugal estão classificados para as oitavas de final do Mundial. Nesta segunda, as duas seleções da Península Ibérica apenas empataram seus jogos, mas foi o bastante para se juntarem a Uruguai e Rússia, que já estavam garantidos na fase seguinte. Com participação direta nas duas partidas, o árbitro de vídeo teve papel importante neste 12º dia de competição. Perdeu algum fato importante? O LANCE! resume o que aconteceu de melhor:
VAR ENTRA EM CENA... OUTRA VEZ!
Nem Cristiano Ronaldo, nem Suárez: o protagonista dos jogos desta segunda-feira foi o árbitro de vídeo. No embate entre Espanha e Marrocos, o recurso ajudou a validar o gol do atacante Iago Aspas, que está em posição legal, já nos acréscimos. Em partida que ocorreu no mesmo horário, o VAR contribuiu na marcação de um pênalti a favor de Portugal contra o Irã. O árbitro de vídeo ainda enxergou uma agressão de Cristiano Ronaldo contra um rival. O astro levou cartão amarelo pela atitude.
As partidas da manhã também tiveram interferência. No jogo entre Uruguai e Rússia, Dzyuba reclamou de cotovelada de Godín. Após ouvir orientações do VAR, o árbitro mandou o duelo seguir. Foi diferente em Arábia Saudita e Egito, duelo em que o recurso apontou a marcação de duas penalidades a favor dos sauditas. Apenas uma das duas foi convertida em gol.
MESMO MAL, ESPANHA GARANTE PONTA DE GRUPO
A Espanha não teve vida fácil contra Marrocos. Em duelo bastante equilibrado, a Fúria não jogou bem e foi necessário lutar até o fim da partida para empatar pelo placar de 2 a 2. Com o ponto conquistado, a seleção de Fernando Hierro chegou a cinco e, apesar do futebol não muito convincente, fato reconhecido pelos próprios jogadores após a partida, a equipe passou para as oitavas em primeiro lugar.
CR7 DESPERDIÇA PÊNALTI EM CLASSIFICAÇÃO PORTUGUESA
Foi no susto, mas o segundo lugar do Grupo B ficou com Portugal. Diante do Irã, o time comandado por Fernando Santos segurou o empate por 1 a 1 e, na marra, conquistou vaga na fase seguinte. O sufoco passou muito pelo dia pouco inspirado de Cristiano Ronaldo, que, além de aparecer poucas vezes na partida, ainda perdeu um pênalti quando o jogo estava em 1 a 0 para a equipe europeia.
URUGUAI ATROPELA ANFITRIÕES E GARANTE 100%
Já classificados para as oitavas de final, Uruguai e Rússia entraram em campo na manhã desta segunda para definirem o líder do Grupo A. Quer dizer... só a Celeste parece ter pisado no gramado. Com um ataque fulminante, a equipe sul-americana 'passeou' sobre os donos da casa e venceu por 3 a 0
SALAH MARCA EM DESPEDIDA MELANCÓLICA DO EGITO
Eliminados antes mesmo do início da última rodada dos grupos, Arábia Saudita e Egito fizeram um jogo de despedida da Copa. Com a bola rolando, Salah abriu o placar para os egípcios, mas viu o rival reverter o placar e vencer por 2 a 1. Fim da linha para as duas seleções.
GOLEIRO RECORDISTA
El Hadary, do Egito, tornou-se o jogador mais velho a disputar uma partida de Copa do Mundo. Aos 45 anos, ele atuou no gol egípcio contra a Arábia Saudita e quebrou a marca de Mondragón, goleiro que atuou poucos minutos pela Colômbia em 2014 aos 43 anos. Para abrilhantar ainda mais a marca, El Hadary defendeu um pênalti diante dos sauditas.
PRIMEIROS CONFRONTOS DEFINIDOS
Com os resultados desta segunda, os primeiros dois duelos das oitavas de final já estão definidos. No próximo sábado, o Uruguai irá enfrentar Portugal, às 15h (de Brasília), em Sochi. Espanha e Rússia jogam no dia seguinte, às 11h, em Moscou.
RECEPÇÃO FESTIVA À SELEÇÃO
O Brasil já está em Moscou, palco do embate contra a Sérvia, quarta-feira, às 15h. Nesta segunda, a Seleção de Tite viajou para a capital russa e foi muito bem recepcionada: na chegada ao hotel, mais de 300 pessoas esperavam o time verde e amarelo. A equipe ainda tem um treino a realizar antes de terminar a preparação para o jogo.
SAMPAOLI ACREDITA EM ARRANCADA DA ARGENTINA
O péssimo desempenho da Argentina nas duas primeiras rodadas da Copa do Mundo ficou para trás. Esse é o pensamento do técnico Jorge Sampaoli, que acredita em uma retomada da seleção albiceleste diante da Nigéria, em jogo nesta terça, às 15h. "Estou seguro de que amanhã vocês vão ver a melhor versão da Argentina neste Mundial", declarou o treinador. A equipe precisa vencer e torcer por tropeço da Islândia contra a Croácia.
ISLANDESES DESOBRIGADOS
Ainda com chances de avançar às oitavas, a Islândia não considera uma obrigação vencer o time misto da Croácia, na última rodada da fase de grupos. Em coletiva, o meia Kari Árnason reconheceu as limitações da equipe: "As pessoas falam como se tivéssemos obrigação de vencer, mas ninguém na equipe pensa assim. Não achamos que somos muito bons e que vamos esmagar a Nigéria e depois a Croácia, não funciona assim". O duelo acontece às 15h desta terça, em Rostov.
MISTÃO FRANCÊS NÃO ANIMA A DINAMARCA
Focada em uma vaga nas oitavas, a Dinamarca precisa de um empate para garantir a segunda posição do Grupo C. Em caso de vitória, a equipe de Åge Hareide encerra a fase de grupos na liderança. O problema, porém, é que o adversário desta terça é a França, que tem 100% de aproveitamento até o momento. Por outro lado, o técnico Didier Deschamps já informou que vai poupar alguns atletas. O fato, contudo, não anima: "A França tem muitos jogadores bons individualmente, em todas posições. Jogam em alto nível em todos lugares da Europa. Vai ser um jogo duro", disse o técnico dinamarquês. O outro jogo do grupo será entre Austrália e Peru. As duas partidas começam às 11h.
CONFIRA A AGENDA DE JOGOS DESTA TERÇA (26/6)
11h -Dinamarca x França, em Moscou - Grupo C - Confira a prévia
11h - Austrália x Peru, em Sochi - Grupo C - Confira a prévia
15h - Nigéria x Argentina, em São Petersburgo - Grupo D - Confira a prévia
15h - Islândia x Croácia, em Rostov - Grupo D - Confira a prévia