COPA #Dia20: Vagas definidas, fim do tabu e artilharia de Harry Kane

Em dia marcado pelo equilíbrio em campo, Inglaterra e Suécia avançam e fecham confrontos das quartas. Veja o que aconteceu de mais importante nesta terça-feira!

Escrito por

A Copa do Mundo está cada vez mais perto de sua reta final. Nesta terça-feira, Inglaterra e Suécia preencheram as duas últimas vagas e definiram os confrontos para a disputa das quartas de final. Por outro lado, Colômbia e Suíça ficaram pelo caminho na competição. O 20º dia do Mundial ainda teve notícia boa para o técnico Tite e para a torcida brasileira. Perdeu alguma coisa? O LANCE! mostra o que rolou de mais importante:

Vitória de 'Kane'?

A Inglaterra está nas quartas de final. Em jogo muito equilibrado e com poucas jogadas de efeito, os comandados de Gareth Southgate venceram a Colômbia nos pênaltis. Com bola rolando, o jogo ficou empatado pelo placar de 1 a 1, com gols de Harry Kane e Yerry Mina. O atacante, por sinal, ampliou a artilharia da Copa para seis gols marcados.

Fantasma é passado

Em três disputas de pênalti na história da Copa do Mundo, a Inglaterra havia sido derrotada em todas. Diante da Colômbia, porém, a seleção de Gareth Southgate faturou a primeira vitória na marca da cal e liquidou o fantasma. O fato curioso, porém, é que o comandante da equipe tem um passado conturbado justamente por fracassar em uma cobrança de pênalti, na Eurocopa de 1996, diante da Alemanha. Na ocasião, os ingleses foram eliminados na semifinal.

Vitória sem brilho

Em jogo marcado por poucas chances de gol e muito equilíbrio, a Suécia foi mais competente que a Suíça, venceu por 1 a 0 e avançou para as quartas de final da Copa. O gol solitário da partida foi marcado por Forsberg, em chute que contou com desvio decisivo de um adversário e atrapalhou o goleiro Sommer. Classificada, a equipe de Janne Andersson mostrou alguma fragilidade para a sequência da competição.

Vagas preenchidas

As duas lacunas restantes nas quartas de final já foram preenchidas. Nesta terça, Suécia e Inglaterra venceram Suíça e Colômbia, respectivamente, e mantiveram viva a esperança do título mundial. De olho na semi, as seleções vão medir forças no sábado, às 11h (de Brasília), em Samara.

Sem descanso

Um dia após conquistar a vaga nas quartas de final, a Seleção Brasileira já retomou o trabalho no campo. Com jogo decisivo contra Bélgica, na sexta-feira, a equipe verde e amarela treinou em Sochi, quartel general canarinho durante o Mundial da Rússia. A atividade, contudo, foi mais leve, com a presença dos filhos de alguns atletas.

Retorno importante

Douglas Costa está liberado para trabalhar normalmente. Após desfalcar a equipe de Tite por causa de uma lesão no músculo posterior da coxa direita, o atacante já voltou aos treinamentos com o restante do grupo. Além dele, Marcelo também é outro que pode ser escalado sem restrições do departamento médico da Seleção Brasileira.

Vale a aposta

Apesar do jogo duro que tem pela frente, contra a Bélgica, a Seleção é a favorita nas principais casas de aposta - Bet365, no Bumbet e no Betway - para ficar com o título da Copa do Mundo. Nos três sites, quem apostar no Brasil receberá R$ 3,75 por cada R$ 1,00 depositado. França e Inglaterra também estão bem cotados. Em contrapartida, a Suécia é tida como o time azarão.

Cargo mantido

Mesmo após o fracasso de ser eliminado ainda na fase de grupos, Joachim Low vai continuar no comando da Alemanha até 2022. Com contrato renovado antes do Mundial da Rússia, o treinador, que assumiu o cargo após a Copa de 2006, decidiu continuar o trabalho à frente da seleção. Responsável pelo tetracampeonato, conquistado no Brasil, em 2014, Low já mira a Eurocopa de 2020.

Novo comandante?

Enquanto a Alemanha confirmou seu treinador para os próximos anos, a Argentina ainda não tem uma definição sobre a permanência ou não de Jorge Sampaoli. A dúvida fez com que Maradona, que já comandou a seleção, levantasse a possibilidade de retornar ao cargo. Durante programa na TV venezuelana, o ex-craque declarou que treinaria a equipe de graça.

Craque preservado

Substituído na partida contra Portugal devido a um problema na panturrilha da perna direita, Cavani ainda não voltou aos treinos com o restante da seleção uruguaia. Nesta terça-feira, o atacante do PSG, responsável pelos dois gols que classificaram a Celeste para as quartas, permaneceu no hotel para seguir o tratamento. O astro é dúvida para o embate diante da França, na sexta. Caso Cavani não tenha condições de jogo, Stuani deve ser o escolhido para ocupar o lugar na equipe titular.

Dúvida francesa

Quem será o substituto de Matuidi, que está suspenso, para o confronto diante do Uruguai, na próxima sexta? Essa pergunta ainda não foi respondida nem mesmo por Didier Deschamps, técnico da França, que trabalhou com portões fechados nesta terça. Para a vaga, contudo, o comandante deve decidir entre Tolisso e Lemar. O primeiro leva vantagem por ter sido utilizado durante alguns minutos no último jogo, contra a Argentina.

Veja como ficaram os confrontos das quartas de final:

- Uruguai x França, sexta, 11h, em Nizhny Novgorod
- Brasil x Bélgica, sexta, 15h, em Kazan
- Rússia x Croácia, sábado, 11h, em Sochi
- Suécia x Inglaterra, sábado, 15h, em Samara

Siga o Lance! no Google News