Copa do Mundo: Grupo A pode repetir cenário curioso de 2018; entenda
Equador e Holanda podem terminar com campanhas idênticas e ter critérios de desempate inusitados
- Matéria
- Mais Notícias
O Grupo A da Copa do Mundo é um dos mais 'embolados' na atual edição. Holanda, Equador e Senegal seguem com chances de classificação, embora os dois primeiros tenham a vaga mais encaminhada. Entre todos os cenários possíveis, um chama atenção: europeus e sul-americanos tem possibilidade de decidir a liderança no número de cartões amarelos.
Relacionadas
A SITUAÇÃO
Holanda e Equador têm campanhas idênticas até o momento no Grupo A. Ambos venceram a estreia por 2 a 0 e empataram entre si na segunda rodada, totalizando quatro pontos e dois gols positivos de saldo. Dessa forma, caso repitam a coincidência na jornada decisiva, a liderança precisará ser decidida em critérios de desempate pouco usuais.
O Equador enfrenta Senegal e confirma a classificação com um empate. Em caso de derrota, a equipe de Gustavo Alfaro depende do resultado da Holanda para garantir a vaga. A Laranja está no mesmo cenário, mas possui um confronto mais tranquilo, diante do já eliminado Qatar.
+ Escalação da Holanda: Van Gaal abre o jogo e confirma esquema para jogo contra o Qatar
Se a dupla tiver resultados iguais, o Grupo A será decidido nos cartões amarelos. No momento, a Holanda recebeu um na competição, enquanto o Equador foi advertido três vezes. Mesmo assim, tudo pode mudar na sequência das partidas, que serão mais quentes por conta do fator decisão.
VEJA AS CAMPANHAS DAS EQUIPES
2 jogos
1 vitória e 1 empate
4 pontos
+2 de saldo de gols
CENÁRIO ACONTECEU EM 2018
Curiosamente, a edição anterior da Copa do Mundo também teve uma situação como essa. No Grupo F, que tinha Senegal, Colômbia, Japão e Polônia, duas equipes tiveram que decidir a vaga nos cartões amarelos. A seleção sul-americana liderou o certame com seis pontos, mas japoneses e senegaleses empataram na tabela, com quatro pontos cada.
+ Van Dijk se desculpa com ídolo da Holanda após polêmica: 'Também sou humano'
Os critérios de desempate, em ordem, são: pontos, saldo de gols, confronto direto, cartões amarelos e cartões vermelhos. Se tudo estiver igual, a vaga é decidida no sorteio. Japão e Senegal não precisaram chegar neste ponto, mas os japoneses só confirmaram presença no mata-mata porque tinham menos cartões amarelos que os senegaleses, 6 a 4.
Antes de 2018, Holanda, Itália e Irlanda decidiram o chaveamento na fase eliminatória por meio de um sorteio, em 1990. Na ocasião, os irlandeses ficaram em segundo no grupo e fugiram da Alemanha, que venceu a Laranja nas oitavas de final e se sagrou campeã mais tarde, com a vitória sobre a Argentina na final.
+ Esposa de Valencia, destaque do Equador, explica comemoração do atacante contra a Holanda
AGENDA DO GRUPO A
Qatar x Holanda - 29/11, às 12h (de Brasília) - Estádio Al Bayt
Equador x Senegal - 29/11, às 12h (de Brasília) - Estádio Internacional Khalifa
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias