A Copa do Mundo de 2022 é a competição mais cara da história. Com cerca de R$ 1,2 trilhões investidos, a Copa do Qatar, organizada pela FIFA, traz ao torcedor algumas novidades no desenvolvimento da tecnologia do jogo, como a criação do impedimento semiautomático e a conexão entre a bola em campo e o VAR durante os 90 minutos. Dessa forma, confira algumas inovações que o torneio apresentará dentro das quatro linhas.
+ Tite sai após a Copa: confira técnicos disponíveis no mercado
CINCO SUBSTITUIÇÕES
Não é novidade no futebol mundial, mas será a primeira vez que cinco substituições serão permitidas durante jogos de Copa do Mundo. A flexibilização das alterações surgiram em 2020, em meio a pandemia, para evitar um desgaste maior dos atletas.
Responsável por definir as regras do esporte bretão, a International Board autorizou as cinco trocas e, a partir deste ano, tornou a regra oficial.
SENSOR NA BOLA DA COPA
A Al Rihla, bola oficial da Copa do Mundo 2022, apresenta um novo aspecto moderno para auxiliar no andamento do jogo. Com um sistema desenvolvido pela Adidas, marca da bola, um sensor em tempo real vai apontar a movimentação de jogadas irregulares e ajudar o VAR na marcação de faltas.
TECNOLOGIA SEMIAUTOMÁTICA DE IMPEDIMENTO
Muitas das polêmicas dentro de campo no futebol mundial, sobretudo no Brasil, envolvem as marcações de impedimento. Para diminuir a discussão sobre a veracidade das irregularidades, a Copa do Mundo terá uma nova tecnologia semiautomática em busca de uma definição mais veloz dos posicionamentos dos atletas.
A precisão também será, de acordo com a FIFA, melhor e mais transparente. Com 12 câmeras de rastreamento montadas dentro do estádio, além da captação da movimentação dos jogadores com 29 pontos do corpo de cada atleta, a tecnologia registrará o impedimento.
Portanto, não será necessária a marcação de linhas, o que é utilizado nas principais ligas do futebol mundial, como a Premier League e o Campeonato Brasileiro. No Brasil, muitos clubes reclamam da demora das marcações e de possíveis erros cometidos pelos árbitros de vídeo.
Antes do juiz de campo ser informado de qualquer decisão apontada pela inteligência artificial, o VAR verifica e decide se aciona o árbitro ou não.
Após finalizada a análise, a tecnologia cria uma imagem automaticamente para amostrar a irregularidade na jogada. A animação 3D será colocada no telão do estádio, para todos os torcedores entenderem os motivos das marcações.
+ Veja quais são os maiores campeões da Copa do Mundo
A Copa do Mundo começa no dia 20 de novembro, com duelo de abertura entre Qatar, país-sede da competição, e Equador, às 13h (de Brasília). Antes do jogo, que será realizado no Al Bayt Stadium, ocorrerá uma grande cerimônia de abertura.