Treinador da Coreia do Sul na Copa do Mundo 2022, Paulo Bento teve curta passagem sob o comando do Cruzeiro, em 2016. O português foi contratado pelo clube mas, por conta da oscilação de resultados, ficou apenas dois meses no cargo. Abaixo, o LANCE! discorre sobre o período do técnico no Cabuloso.
+ Quais são os maiores jogadores da Seleção em Copas? Veja opinião do LANCE!
Ex-jogador do Sporting e do Benfica, tradicionais clubes do futebol português, Paulo Bento iniciou a sua carreira como treinador no Sporting, clube que se aposentou dos gramados. Em setembro de 2010, ele foi contratado para comandar a seleção de Portugal, e liderou a equipe até o Mundial de 2014, no Brasil. Pouco tempo depois do torneio, teve seu contrato rescindido.
Com currículo expressivo, Paulo Bento chegou ao Cruzeiro em meados de maio de 2016 e saiu no fim de julho do mesmo ano. Na época, ele não conseguiu arrumar a equipe e terminou o seu trabalho com a vice-lanterna no Brasileirão.
Ao todo, foram seis vitórias, três empates e oito derrotas sob o comando do time celeste. Portanto, o aproveitamento foi de apenas 41,17%.
Em 2018, pouco após a Copa do Mundo da Rússia, ele assumiu o cargo de treinador da seleção da Coreia do Sul. Agora, em sua segunda edição do torneio na área técnica, busca passar de fase e ajudar a escrever mais um capítulo da história do futebol asiático.
A Coreia do Sul integra o Grupo G, ao lado de Uruguai, Gana e Portugal, justamente o seu país. Na última edição, os sul-coreanos foram eliminados na primeira fase.