Copa do Mundo: treinador da Coreia do Sul passou por gigante do futebol brasileiro

Comandante da seleção sul-coreana no Qatar, Paulo Bento foi treinador do Cruzeiro durante dois meses, em 2016

Escrito por

Treinador da Coreia do Sul na Copa do Mundo 2022, Paulo Bento teve curta passagem sob o comando do Cruzeiro, em 2016. O português foi contratado pelo clube mas, por conta da oscilação de resultados, ficou apenas dois meses no cargo. Abaixo, o LANCE! discorre sobre o período do técnico no Cabuloso.

+ Quais são os maiores jogadores da Seleção em Copas? Veja opinião do LANCE!

Ex-jogador do Sporting e do Benfica, tradicionais clubes do futebol português, Paulo Bento iniciou a sua carreira como treinador no Sporting, clube que se aposentou dos gramados. Em setembro de 2010, ele foi contratado para comandar a seleção de Portugal, e liderou a equipe até o Mundial de 2014, no Brasil. Pouco tempo depois do torneio, teve seu contrato rescindido.

Com currículo expressivo, Paulo Bento chegou ao Cruzeiro em meados de maio de 2016 e saiu no fim de julho do mesmo ano. Na época, ele não conseguiu arrumar a equipe e terminou o seu trabalho com a vice-lanterna no Brasileirão.

Ao todo, foram seis vitórias, três empates e oito derrotas sob o comando do time celeste. Portanto, o aproveitamento foi de apenas 41,17%.

Em 2018, pouco após a Copa do Mundo da Rússia, ele assumiu o cargo de treinador da seleção da Coreia do Sul. Agora, em sua segunda edição do torneio na área técnica, busca passar de fase e ajudar a escrever mais um capítulo da história do futebol asiático.

A Coreia do Sul integra o Grupo G, ao lado de Uruguai, Gana e Portugal, justamente o seu país. Na última edição, os sul-coreanos foram eliminados na primeira fase.

Siga o Lance! no Google News